sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

AINDA MEMÓRIAS DE INFÂNCIA


Nossa. Não aquilatava como o pessoal gosta dessas reminiscências. centenas de mails comovidos.
Então, vamos com mais.
Se você não leu minha post anterior, é melhor lê-la e depois esta aqui. Ok? beijinhos.
A primeira foto é do meu pai, quando namorado da mãe ; a 2a. eu e Lia com meu vô Rudolf; a 3a. meus avós Rudolf e Rosa; e a última, meus lindos pais no dia do casamento civil.
........................
A casa da minha avó materna Bertha ficava um km antes da do vô Rudolf.
Era abissal a diferença econômica entre as duas famílias, os Gessinger e os Etges. Na casa dos Gessinger havia piano, violinos, acordeons, o vô Rudolf  viajou à Europa em 1950, tinha automóvel novo, mandou puxar telefone por conta própria, tinha poder e pila.
Na vó Bertha tinha cheiro de pão, cachorros, gatos, vacas, muito carinho, mas não tinha luz nem conforto.
Na hora de visitar os avós, meu pai parava sua Dodge na frente da casa da mãe da mãe. Desciam minha mãe e minhas irmãs Lia e Cleonice. Seguia eu com meu pai.
A verdade é que minha mãe nunca quis me contar a ronha. Mas calculo que  os Gessinger não aprovaram muito o casamento.
"Deixêmo" assim, está tudo prescrito.
Os filhos do meu vô Rudolf, em sua maioria, formaram-se em Universidades. Tio Humberto Gessinger, tio Afonso, padre Jesuíta, tio Guido, eng. agrônomo, tia Hildegard ,Letras, tia Brunhilde, professora de piano.
Do outro lado, pessoal mais simples.
Eu, apesar de piá, não errrei nessa.
Aproveitei o que de melhor tinha cada ramo da minha família. Gostava de todos e aprendia.
Os Gessinger eram mais do trago do que os Etges.
certo dia meu pai se passou na bebida e incomodou minha vó Rosa. Ela era da família Klafke, louca de braba. Ficou com os olhos vermelhos e deu uma tunda de toalha molhada no meu pai.
E eu só observando.
Então era assim: gostei de ser colono e gostei de ser comerciante; gostei da simplicidade e gostei do luxo; gostei da espontaneidade e do empirismo, mas também tomei gosto pelo erudito.
E acho que aprendi uma coisa: cada  casamento é um choque de costumes e hábitos. O cara inteligente tem que pegar o que de melhor tem cada ramo e estamos conversados.
Prossigo amanhã.
Isso, se não mudar de idéia.