quinta-feira, 4 de março de 2021

PARA ONDE ESTAMOS INDO?

 Estes tempos de pandemia me empurram para meditar, pensar, tentar não me afligir. Ainda não fui afetado pelo Corona , mas a cada pigarro, dorzinha, tosse , já me alerto e fico pensando: ‘ será que esse desgranido me pegou”? Corro ao banheiro , pego um sabonete e o cheiro. Boa, ainda tenho olfato.

Logo no começo não dava bola e minha vida continuava bela e fagueira. Com o passar do tempo e da morte de vários conhecidos, achei de bom alvitre não facilitar ou, como se diz, não dar chance para o azar.

Me refugiei com minha mulher  em Xangri Lá, a uma quadra do mar, numa casa enorme , o que reconheço que é um absurdo só para duas pessoas. Acontece que eu jamais me adaptaria a ter uma casa num condomínio fechado.Aí seria melhor eu ir morar na fazenda e ficar lá até as coisas melhorarem.Também fico meio desgostoso aos fins de semana nos meses de janeiro e fevereiro quando a orla se infesta de gente espaçosa e ruidosa, para se dizer o menos.

Andei relendo várias obras. Por sinal tenho um amigo bem culto mas que desdenha  tudo o que for best seller Negou-se a ler Sapiens, uma obra de Yuval Noah Harari.

No final dessa obra ele proclama: “ há 70 mil anos o homo sapiens era um animal insignificante cuidando de sua própria vida em algum canto da África. Nos milênios seguintes ele se transformou no senhor de todo planeta e no terror do ecossistema.”

Com efeito. Eu testemunhei o que fizeram com os campos e florestas da região de Ijuí. Eram montanhas e montanhas altas de  árvores derrubadas, acumuladas pelos tratores. Os cursos de água estavam vermelhos de tanto assoreamento, não se plantavam mais frutíferas. Nada , nada a não ser soja ou trigo.

E no mundo dê-lhe guerras " por dá cá aquela palha". 

Não concordo com alguns trechos de Harari, quando diz que a penicilina foi o maior dano que os demais seres sofreram, isso porque o homem conseguiu sustar umas quantas pandemias com essa descoberta. A medida que os séculos foram passando, menos predadores o Sapiens tinha.

Dá a impressão de que a Entidade universal e superior  tenta colocar um cabresto no Sapiens, mas em seguida essa criatura acha uma saída e segue o baile.

O jovem escritor Felipe Kuhn Braun vem de publicar mais uma obra sua ( Famílias Teuto-Brasileiras) em que , numa parte disserta sobre a peste negra que durou de 1346 a 1353 e fez 25 milhões de mortos nos habitantes da Europa na época.

Praza aos céus que a humanidade tome juízo, que aprenda a conviver com os demais seres, garantindo seus espaços neste planeta que está evidentemente doente e moribundo.