segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

AVENTURAS CARIOCAS - RUDOLF GENRO GESSINGER

 Bueno vater, cheguei no Rio de Janeiro cedo. 8 e pico.

O Santos Dumont é o máximo: perto e fácil de se achar lá dentro. Tem duas locadoras de automóveis nele.

Na que escolhi, tinha 3 opções disponíveis: Doblô, Fiorino e um carro elétrico – incoerentemente, o com a diária mais cara.

Fui de Doblô, fazer o quê.

Acostumado a acessar Porto Alegre pela Mauá, não me apertei para chegar em Copacabana. Estacionei perto do Forte, fui para a parte cargueira do auto e dentro dela me troquei, saindo pra rua com a camisa titular do Internacional de 2006.

Um dos caras que caminhava na minha frente comentou com o parceiro do lado dele:

- Flamengo vai ser campeão hein?

Eles me viram.

- Pô gaúcho, dixculpa.

Os cariocas têm um ótimo senso de humor, mesmo encolhidos com a cerração das 9 horas da madrugada.

Eu andava pela calçada central da Avenida Atlântica em direção ao Posto 5, mais precisamente para a barraca do Edson e Família.

Tu que me ensinaste a ir ali, e o bom atendimento sempre faz o cliente voltar.

Entre ciclistas, turistas, vendedores, Edson me viu de longe, ergueu os braços e gritou EI!

Fui recebido com um abraço bonito, azar do covid. 56 anos, ele não é do grupo de risco. Perguntou por todos nós e o neto dele, mais ou menos da minha idade, separou cadeiras e guarda-sol pra mim.

- Cê não pegue essas caipirinhas da beira da praia meu rapaix. São puro tang. A minha faço pra você na hora.

Não te perde, era 9 da manhã!

O mar estava cristalino e um pouco gelado. Peguei uns 3 ou 4 jacarés, tomei um laçaço duma onda e fui me secar no sol.

Igual a um Spotify não pago, a beira da praia de Copacabana é tapada de anúncios de camarão, bixcoitos Globo, queijo coalho e

Óculos.

 - Não, muito obrigado!

Acabou que pensei alto.

- Mas são bonitos...

O cara voltou.

- Tem esse Rayban aqui chefia. Pra você é 25!

Ergui a camisa do Inter e vi o meu óculos, muito parecido com aquele.

Puxei 25 pila trocados da carteira e comprei aquele então... total, sempre precisa.

Apesar do preço, te garanto que o óculos é muito bom.

Na verdade, confesso que quando o cara me ofereceu, pensei que pudesse ser o meu.