quinta-feira, 17 de outubro de 2019

SÔBRE SABIÁS E PRAIAS


Talvez vocês não conheçam a fera. Mas o José Luiz Prévidi é um blogueiro super, tri polêmico. Por sorte sou amigo dele e nalguns casos andei livrando-o  de umas broncas. Ele mora tanto em P. Alegre como numa praia que ele chama de Oasis Internacional. Nunca fui à casa dele, mas ele já veio muito na minha. É um baita papo. A casa dele em P. Alegre é  na Cidade Baixa. Ele implica com os sabiás e suas cantorias porque justo quando ele vai dormir, quatro da matina, os bichos começam a cantar . Interessante: em Xangri La nunca ouvi sabiás cantando. Lá tem de tudo, quero queros, canarinhos e mil outros passarinhos, menos sabiás. Pois foi aí que num churrasco rolou uma tese que foi aprovada. Só as cidades grandes têm sabiás . E por que? Porque nelas há comida de sobra nas ruas. Daí que um amigo meu, tendo bebido um pouco demais, proclamou: os sabiás são os passarinhos “ bolsa família”. Passam comendo de graça e estão de farra cedo da madrugada. Claro que me indignei com esse amigo e o adverti a não ser tão politicamente incorreto.
Como passo muitos dias da semana na nossa casa a uma quadra do mar em Xangri, são os passarinhos que nos acordam. Mas não no uníssono dos sabiás que, no entender do Prévidi, são mais chatos que o Bolero de Ravel. 
Falar em morar na praia.
Respeito quem gosta, mas se é para morar em condomínio fechado, fico na minha fortaleza em P. Alegre, no oitavo andar de um edifício de onde fico cuidando todos os movimentos do nosso Governador. O edifício é ao lado praticamente dos jardins maravilhosos do Palácio Piratini que só são vistos do alto. 
Meu escritório é no Edifício Tribuno, do outro lado da Assembléia. Cinco minutos a pé.
Pois é, mas hoje para que escritório? Não é melhor um “ home office”? Do teu celular tu acessas os processos, quase todos eletrônicos.Deixando os devaneios para lá , penso que
devemos nos libertar de preconceitos e de falácias. Exemplo: o cara vai para Jatiúca num resort, mas para seu azar, chove todo o tempo. Ele volta dizendo que em Jatiúca é péssimo, SEMPRE chove. As praias do nosso Litoral Norte são muito boas . Mas sempre vêm a arenga: e o mar de chocolate?  Essa não é a regra. A maioria dos dias, em todas as estações, é muito linda. Acrescente-se o ar puro, um tênis nas quadras cobertas e de saibro da SABA, longas caminhadas na orla vazia, poder entrar nos supermercados sem pressa e sobrando vagas no estacionamento.
E em janeiro e fevereiro?
Vou para a fazenda tomar banho nas sangas e açudes. Na garupa das câmaras de pneu. Os jovens não viveram isso...

.