domingo, 27 de outubro de 2019

OU POUPA OU VOLTA A ANDAR DE CAMELO


“Volver a los diecisiete después de vivir un siglo
es como descifrar signos sin ser sabio competente.” ( Violeta Parra).
Ainda falta muito para eu completar “ un siglo”, mas nem me preocupo. Está bem assim e que a natureza  “ siga el corso” . O que me encanta é poder, já sem medo de críticas e muxoxos, observar o viver das pessoas.
Já descrevi aqui uma das primeiras lições  que meu falecido pai me deu, quando eu tinha 15 anos. Eu estava num momento de folga e me encontrei com amigos na frente do Colégio São Luiz, em Santa Cruz.Calçava meus sapatos Vulcabrás. Aproximou-se um engraxate e permiti que fizesse uma graxa caprichada ( naquele tempo se engraxavam os sapatos de couro) . O guri sentou-se aos meus pés e se pôs ao trabalho. Nisso meu pai passou com sua Dodge e me olhou, seguindo logo seu caminho. Na hora do almoço estava triste. Minha mãe lhe perguntou:
“ was ist los” ( o que houve?) E meu pai perguntou a mim, também em alemão: “ não poderias ter engraxado teus sapatos em casa?”
Meu pai, portanto , achou grave e sério o desperdício de dinheiro.
É aí que quero chegar. No Brasil não está  arraigada nas pessoas a virtude da poupança, do não às coisas supérfluas.
Criei filhos e filhas dando valor à poupança. Quando uma roupa não servia mais , o filho repassava para o mais novo. Todos levavam suas próprias merendas de casa. Na época não havia merendas gratuitas.
Tenho constatado desperdício até nas pessoas pobres. Temos  empregada doméstica e eventuais faxineiras. Isso implica convivência, respeitosa, cuidadosa. 
Por vezes é inevitável se flagrar a irresponsabilidade financeira. São sérias, trabalhadoras, mas muitas gastam em ítens não urgentes, se endividam com o celular e o cartão, acabando no abismo da inadimplência.
Uma  nossa colaboradora, que tem carteira assinada e tudo, atualmente está nervosa porque sua filha vai fazer 15 anos. Relatou que percorreu vários “ espaços” de festas e não encontrou nada por menos do que 2.000 reais. Fora comida para 100 pessoas, bebidas, book, roupa  etc.. A mãe da menina vem de bicicleta para o serviço, se mata trabalhando nas faxinas eventuais e está desesperada por não poder dar uma festa condizente para a pimpolha que nem a louça lava em casa.
Nenhum filho meu foi para Disney, nem teve casamentos suntuosos. E acreditem, ninguém morreu nem fez beicinho.Com todos negociei o valor da pretendida festa por uma aplicação financeira módica.E , de inhapa, uma comemoração familiar restrita. Resumo árabe: ou se poupa, ou se perde o carro e se volta a andar de camelo.