domingo, 24 de fevereiro de 2019

BAILES DA COLA ATADA E OUTROS - SABOROSO TEXTO DE FRANKLIN CUNHA


RUY, amigo
No tempo doas prostíbulos ( casas de tolerância, cabarés, puteiros), na Vacaria, muito longe de Poa - onde funcionavam dezenas deles entre a Voluntários, a Cabo Rocha  e a Pantaleão –alguns fazendeiros, fundaram o que chamavam de Chacrinha, cerca de 5kms da cidade. Construíram cerca de 15 casinhas onde alojavam principalmente meninas pobres do sul- catarinense.
E lá, com a bandinha do seu Chiquinho financiada por ele ( tio de um ex-governador, figura folclórica pois herdou duas fazendas de duas ex-esposas e passou a vida tocando de graça nos bailes da região), ele com o bandonion, uma violeira -que ele papava - um brigadiano na bateria e um chofer de praça, flautista e comunista. As meninas todas peladas e o varões também, menos a camisa que a época elas eram mais compridas e com abas atrás e na frente Então ,para dançar melhor amarravam as abas , as da frente nas detrás e dê-lhe baile a noite toda.
. E lá aconteciam os famosos “ bailes de cola atada “.Sempre às sextas, porque no sábado os alegres e fogosos bailantes machos,cumpriam  o desagradável  e aborrecido compromisso com as esposas no clube do Comércio,  situado  em oposição à Igreja Matriz de Nossa Senhora das Oliveiras.com a qual,os bailantes da sexta , no domingo contribuíam com gordos óbolos.

Caxias.
Um empresária sexual, teve  a ideia de programar um baile às sextas-feiras só para homens da apodada  terceira idade o qual se realizava dentro do horário das 18  às 23. Falei com um deles, primo de 80anos,e lhe perguntei o que lá faziam.Primeiro me disse que a casa estava sempre à cunha. E que lá contavam os acontecimentos da semana, tomavam cerveja, conversavam e contavam piadas para as meninas da casa,  alguma até cursavam a UCS. E...só. As 23 iam todos para casa  onde dormiam muito  bem depois dessa eficiente sessão de psicoterapia de grupo.
No final do papo com meu primo ele me revelou como os jovens da cidade apelidaram o  acontecimento das sextas:BAILE DA COBRA MORTA. Aí ele me olhou nos olhos, deu uma gargalhada e me disse: “ Sabe, primo,  que este  é um apelido bem certo “.