Olha, esta estória da propaganda agressiva da Friboi já estava
me causando coceira na ponta dos dedos, me deixando em
estado-de-redação-de-protesto-em-favor-da-lógica-e-do-bom-senso, se é que me
entendem.
São mais de 200 frigoríficos no país que são obrigados a seguir
as mesmas regras legais de controle da carne (origem, higiene, limpeza, etc.),
que a Friboi, segundo o Tony Ramos, jacta-se de cumprir.
Então, a publicidade da Friboi chama todos nós (consumidores) de
estúpidos (aliás, com o Tony atuando ali, isto fica ainda mais explícito,
porque segue um já conhecido padrão Globo de informação). E chama os demais
frigoríficos (todos) de fraudadores.
Imagine esta situação. Você entra numa concessionária de
veículos, adquire um automóvel zero-km (tudo isto fruto de suas decisões
soberanas de consumidor) e quando está saindo com o veículo da concessionária,
se vê numa situação cabeluda. Aparece o Tony Ramos na sua frente, faz
sinal para você parar, vai até a janela do motorista e lhe diz: “Mas
Fulano, como é que você está comprando este carro? Você não deveria estar
fazendo esta compra. É preciso verificar corretamente a procedência do veículo,
se está inspecionado e se está garantido como os automóveis da Fri-carro.
Carro com origem é na Fri-carro!” E a sua mulher, sentada ao lado,
aproveita para lhe dar uma petelecada: “Viu, animal, eu não te disse?
Olha aí o Toninho te chamando de otário!” Então você, dando-se conta da
própria “burrice”, devolve o veículo para concessionária e sai correndo comprar
outro na concessionária da Fri-carro, se comportando tal como um zebu no
filosófico caminhar rumo à entrada do matadouro.
Resguardadas as devidas proporções, a situação é exatamente esta
que se desenha na propaganda da Fri-boi: todos os consumidores viram gado
e todos os outros frigoríficos e criadores se tornam embusteiros e fraudadores
da pior espécie. A campanha teatraliza o desrespeito ao exercício do direito de
escolha do consumidor, que deve ser livre (free-will), vide o CDC. E como
não sou do ramo dos produtores de carne nem dos donos de frigoríficos que não
operam com a Fri-boi, chamados todos de estalionatários, fico a me perguntar,
diante desta campanha cabeluda do Tony Ramos (sem trocadilho): por que as
entidades que supostamente defendem os interesses de todos os criadores e de
todos os frigoríficos não saíram em sua defesa, impedindo esta publicidade
enganosa e caluniadora da Fri-boi? Rogério Guimarães Oliveira