sexta-feira, 31 de maio de 2013

NUM SIMPLES FUNDO DE CAMPO É QUE MEU CANTO TEM VIDA





Amigo/a -abra uma mapa do RGS . Vamos fazer um quadrado. Uma linha vai de São Borja até Santiago. De Santiago até Alegrete. De Alegrete até Uruguaiana. De Uruguaiana até São Borja.
População rarefeita. E nesses campos de Unistalda reina a conservação, há animais silvestres como sorros, emas, jacus, iraras, perdizes, perdigões,caranchos, enfim, a Natureza está muito conservada porque aqui não é possível, salvo em algumas malhas, a agricultura de revolver a terra. Isso, dado o afloramento basáltico.
Convido-os a uma volteada pela maravilha e pelo silêncio.

IMPOSIÇÃO TIRÂNICA - POR LISSI BENDER ( UNISC)


Imposição tirânica que faz adoecer – Lissi Bender*

Seja sincero, você ainda consegue frequentar algum espaço público, em nosso meio, em que pessoas se encontram e todas falam em tom normal e respeitoso? Você consegue ainda encontrar um lugar público sem a presença impositiva da TV? Conhece algum evento público, mesmo comunitário, em que o som da música se propague naturalmente, e as pessoas se encontrem para celebrar, confraternizar, sem potentes caixas de som, sem zoada?

Conhece emissoras de radio e TV em que comerciais não pareçam latido de cachorro raivoso? Ainda existe alguma rua livre da imposição de alto-falantes e por onde não transitem carros com som em volume máximo? Um lugar livre de foguetório, nem que seja de madrugada?

Aqui em casa a televisão fica confinada na salinha de fundos. Mesmo assim não estou livre de  ruidosos comerciais. Vou ao consultório, lá está ela. Vou ao laboratório para fazer exames e lá está a TV ligada. (Em seu lugar poderiam oferecer livros de contos, de poesias, jornais atualizados). Por onde circulo encontro TV ou outro som ligado. A tirania do barulho está disseminada.

Na maioria dos eventos públicos então parece que soltaram toda uma matilha de cães. O som que sai das caixas é tão alto que aos convivas só resta gritar. Todo mundo grita na vã tentativa de se fazer ouvir. De modo que, ao fim e ao cabo, tanto na urbe quanto no interior, as festas se resumem a gritar, comer, beber e dançar. Que saudade das quermesses de minha infância que normalmente aconteciam ao ar livre, eram celebradas em meio a um bosque. A orquestra não carecia de amplificadores de som. Aliás, festas comunitárias ao ar livre, em que as pessoas se encontram para prosear, com bandas ao vivo, sem caixas de som, eu vivencio ainda hoje na Alemanha. Por aqui acabaram com elas. Aqui, as pessoas já não se encontram mais para conversar, trocar ideias, impossível! A zoeira é tanta que desisti de participar delas. Schade, pena, mas preciso preservar meu equilíbrio interior, proteger minha alma para não adoecer em meu ruidoso meio social.

Não somente em festas e em comerciais se impõe a tirania do barulho. Por toda parte o homem se impõe pelo grito. Seja em certas igrejas, onde se esbraveja, como se Deus e os fiéis fossem surdos; seja nas ruas pela imposição de alto-falantes a anunciarem a próxima festa da “paçoquinha”, pelos sons automotivos que fazem as latarias tremerem e os tímpanos também; seja pelos foguetórios em qualquer horário. Não estaria o ser humano se esvaziando de conteúdo interior? E nesse esvaziamento não estaria se transformando em “carroça vazia” que em suas andanças por este mundo, somente tem a oferecer o barulho que faz?

De todo modo, certo é, estamos desaprendendo a conviver respeitosamente em sociedade. Em meio à tirânica imposição do barulho, estamos  perdendo um dos mais preciosos valores humanos: a consideração pelo semelhante. Mais, estamos adoecendo enquanto sociedade. O excesso de barulho, assim como um câncer, está a tomar conta de todo o tecido social, corroendo-o sem remissão!

*Lissi Bender é comentarista do programa de Radio AHAI, cronista do www.brasilalemanha.com.br., colunista do Jornal Gazeta do Sul e do Jornal Rio Vale e professora da Uninversidade de Santa Cruz do Sul – UNISC  lissi@unisc.br  

FRIO E VENTE GLACIAL NA ESTÂNCIA





.Acordei 5 da manhã e fui aviventar o fogo da lareira e do fogão a lenha.
Quando é muito frio os pássaros se quedam mudos nos seus ninhos no mato.
O  gado se demora no aconchego das árvores, todos encostados  um no outro . Agora são 9 horas e os campos estão desertos.
Desisto de camperear e troco a programação para um futebol às 11 horas no  nosso lindo  campo  de futebol 7.
Enquanto isso, me comprazo com a higiene e a limpeza que consegui implantar na Gessinger. Tudo clean e arrumado. Outa vitória, minha e da esposa do meu capataz, a dona Marilza, foi a implantação de uma horta. Marilza tem sangue italiano  nas veias, o que é uma dádiva para todos nós. Não tem preguiça , sabe cozinhar bem, se preciso monta a cavalo e não é assustada.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

BACK TO PARADISE





Recém chegado das Alagoas já acordo 5 de la mañana  e me vou para a estância, na Unistalda campeira.
Chego às 13 horas. Espera-nos um espinhaço de cordeiro na panela de ferro, com muito molho, tomate e cebola.
Leio o diário, onde estão todas as incidências da estância. Abro o livro caixa e, como sempre, me dá um ataque cardíaco - quanta despesa!!!
Sim, minha atividade principal é nos Serviços.No caso, a advocacia. Você não tem estoque, não gasta em insumos. Só paga os impostos e o resto é seu.
Toda vez que chego na fazenda é um quaquilhão de despesas. Sério. Tu vendes uma carreta de vacas e acreditas que vais te folgar. Em seguida vem o capataz com as notas a pagar - óleo diesel, conserto do trator, o escambau.
Bueno, fazer o que, estância é uma amante argentina, como dizia o Jô.
Para calmar meus nervos fiz um fogo na lareira e estou lendo DON SEGUNDO SOMBRA - DE RICARDO  GUIRALES, QUE ME FOI PRESENTEADO PELO GLORIOSO DR. MARCELO DUARTE . (  putz botei o dedo nas maiúsculas e não vou reescrever).
Umas fotos para vocês... uma delas, um pé de camélias.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

NUNCA DÊ MOLE PARA FILHO. PARE DE O SUBORNAR COM PRESENTES. MANDE-O APRENDER A TOCAR UM INSTRUMENTO MUSICAL.


Desabou uma pornochanchada sobre o mundo há alguns anos, principalmente no Brasil. Pais compram o amor dos filhos com missangas e espelhinhos,como os portugueses fizeram com os indios. Pais engambelam os filhos com viagens àquela burrice que se chama Disney. Mães que só faltam prestar o serviço militar no lugar de seus  inocentes. Pais que não podem parar de trabalhar  para que sustentem seus barbados dorminhocos.
Deixando isso de lado, não se esqueça.
Dinheiro compra quase tudo. Mas não compra, de jeito nenhum, saber tocar um instrumento.
Quero ver o Eike Batista tocar piano.
Minha família é de músicos.
Isso vale mais que essa coisa  sem valor que é dinheiro. 
Outra coisa: como na orquestra, que tem de ter um maestro, família tem que ter um chefe.
E criança não tem querer.

SE EU FOSSE O PREFEITO DEMITIRIA QUEM DISSE ISSO

"Secretário admite que prefeitura terá desgaste político após corte de árvores em Porto Alegre."
( clicrbs de hoje).

Ora,ora,ora,ora.
As obras da avenida que levará ao Beira Rio estão licitadas. Foram gastos vários quaquilhões até aqui. A Prefeitura se comprometeu a plantar miles de outras árvores ali perto. Justiça de primeiro e segundo graus , mais o Procurador de Justiça já disseram que nada há de ilegal. Começou o corte das árvores exóticas.
O SecretárioMunicipal dá essa infeliz declaração, praticamente apoiando uma minoria, contra o senso comum de todas as pessoas  calmas e não radicais.
Pede para sair, sr. secretário.

terça-feira, 28 de maio de 2013

BACK HOME

Um senhor de Santiago, já falecido, sr. Hermenegildo Sagrillo ( irmão de outro bom amigo meu o sr. Irmo), com os quais aprendi muita coisa em matéria de Pecuária, passava me dizendo:
- "falam que eu não aproveito a vida por que quase não viajo ( seu Gildo era um homem muito rico, mas extremamente humilde), mas eu quero que me  demonstrem se há melhor lugar que a casa da gente..."
É quase assim.  A gente tem que sair, mas bom é tiro curto.
Já estava louco de saudade do meu Centro Histórico, uma cidade interiorana que existe dentro de P. Alegre ( onde as pessoas se conhecem, ninguém precisa de carro, levam o rancho na casa da gente, tem segurança etc.).
Estava com saudade da minha rica cama, no meu 10. andar, pois ali quando dá durmo de janelas escancaradas.
Também saudade dos meus amigos que cuidam da minha fazenda, como Bons Pastores de que fala a Bíblia.
Quinta cedo já me mando para a Unistalda Campeira.
A  minha adorada Xangri La, onde mora meu lindo neto Matheus, fica para semana que vem.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

ALAGOAS BOA PARA MADRUGADORES




Esta época do ano lá pelas 5 da manhã o sol já desponta. E cinco da tarde está escuro.
 Bem como eu gosto: acordar cedo e dormir cedo tambe´m.  O que não implica dormir pouco.

domingo, 26 de maio de 2013

FESTERÊ EM MACEIÓ












Propus para dona Maristela  que me deixasse organizar seu niver.
Comprei 4 espumantes e nos fomos para a orla na Praia de Jatiúca.
Falei com seu Renato, dono de uma barraca, que me conseguisse um " isopor" ( ele  não sabia  o que era), mas me conseguiu. Meti as espumantes dentro e deixei rolar.
Foram juntando guarda-sóis ao nosso lado  e às 10,30 fui aos vizinhos e os convidei a comemorar. Tudo gente muito simples. Falei-lhes da História do RGS, de sua efêmera independência , e de nossas tradições. Isso em cinco minutos. E os convidei para saborearem uma champs em homenagem a dona Maristela.
Acharam muito lindo, alguns nunca tinham tomado espumante: só tapioca e brahmas.
Mandei vir  horrores de camarões a alho e óleo. 
Nada de cantar parabéns, o que considero a canção mais  brega e forçada do mundo.
Às 14,30 terminaram os camarões e secaram as champs.
Até argentinos entraram nessa.
A espontaneidade da festa não deu tempo pra sacar las fotos...
Mas vão algumas.
Temos que inovar, gente, vamos sair da regrinha...

NA TERRA DO BOLSA FAMÍLIA





Manchete de um jornal local: METADE DA POPULAÇÃO VIVE DO BOLSA FAMÍLIA.
Hoje é dia de o povão passear no lugar mais democrático que existe: a praia.
Quer alugar uma câmara de pneu? Tem.
Quer andar de jangada tri primitiva? tem
Bicicletas com caixa de som percorrem o calçadão tocando letras com sexo explícito.
O Brasil é do Rio de Janeiro para cima....
Hoje de madrugadinha ouvi uma rádio local, Era um programa nos  moldes do de Doroteo fagundes, só que  com a temática e a música nordestina. Em termos estritamente musicais, são motes repetitivos e dolentes, ou falando sobre o amor ou sobre suas desventuras.
Gosto de conversar com gente do povo, garçons, vendedores ambulantes.
Acham o Inter mais guerreiro do que o Grêmio ( fruto da hegemonia colorada nos últimos tempos). Acham lindas as galegas ( loiras) que vem do Sul, mas não têm uma idéia geográfica . Santa catarina é onde  só  cai neve. Ninguém me referiu suas praias.
Por fim, observo uma incrível obesidade nas mulheres, inclusive nas mais jovens.  Isso, nas classes mais pobres.

sábado, 25 de maio de 2013

E DÊ-LHE SOL, MAR LIMPO, CARAS ALEGRES




Hoje de manhã passei boa parte charlando ao sol com um  australiano.
Está admirado da falta de pressa do povo....
Hehehehe
Pressa pra quê  se eles tem praia o ano inteiro...

sexta-feira, 24 de maio de 2013

GENTE FINA - NEM TUDO ESTÁ PERDIDO


Estava sem palpite, vi um nome de restaurante  chamativo, quis entrar, mas havia pagode ao vivo.
Sim, pagode ao vivo.
E a cachorrada ululante ao redor.
Saí com o rabo no meio das pernas, até  que vi escrito: restaurante Italiano.
Portas altas  de vidro. Um recepcionista de terno e gravata. Nos trópicos.
Entrei. Silêncio absoluto, mesas  bem ajaezadas, uma jóia de  ambiente.
O dono, de terno azul, percorrendo as mesas.
Gente linda e bem vestida entrando.
Isso, no nosso Nordeste.
até crianças bem arrumadas, cabelos penteados, todo mundo fino e silencioso.
ganhei a noite.
E  renovei a esperança de dias melhores.

SALUDOS A MEUS AMIGOS II



Morro de rir das queixas que  ouço de pessoas que viajam em " excursões".
Nessas frias só entrei no século passado. Nunca mais.
Me encontrei na praia com um casal de  gaúchos estonteados com o que lhes aconteceu. Mas é sempre a mesma história. O nível de deseducação no  mundo  é algo! as pessoas de bem são PAUTADAS  pelos bagaceiras e espaçosos. Hora marcada, o bagaça  nunca está no saguão, está dormindo. Todos são obrigados a esperar. Hora de sair de um local par tirar fotos: os bagaças somem e só aparecem horas depois.
Por isso jamais entre nessas frias. Pela internet você planeja tudo e voa  livre como um passarinho.
Por aqui só frutos do mar, frutas e saladas. As espumantes são raras, por isso vou de Pata Negra mesmo.
trocar de ares é tudo de bom...
Mas tem que abrir a mão, hehehe

quinta-feira, 23 de maio de 2013

UM SALUDO BEM TROPICAL PARA MEUS AMIGOS



Chegado ao meu destino fui a um restaurante a beira mar e, após olhar bem o cardápio pedi um camarão a Thermidor, que veio numa caçarola cheia de outras mumunhas; em outros pratos vieram batatas soté maravilhosas com um arroz cheio de truques, meio esverdeado e pastoso. Eram 3 da tarde, só nós à mesa e nada de TV nem som ambiente...Para se ver que a coisa está melhorando; os chinelos estão perdendo espaço.
Parte hilária, no nosso Hotel um bando de russos gordos e vermelhões de uma orquestra. Estão tomando todas, até álcool puro. Nossaaaa.
Temperatura agora:  31 graus.
São 17 hs. Já anoiteceu.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

NOSSO CARNEIRO CAMPEÃO REPERCUTIDO NO URUGUAY


ADEUS RGS CRUEL


Cansei um pouco do corte ou diálogo no que respeita aos eucaliptos do Gasômetro; me entediei com o Luxa sendo posto na rua ou não; não suporto mais medíocres colunistas ocupando as páginas dos jornais de P. Alegre, não todos, mas a maioria; me incomoda essa modorra sul-brasileira.
Vou mimbora por uns diazinhos.
Viajar é preciso, viver não é tão necessário.  O importante é a gente não emburreceer  completamente,
sempre socado no mesmo lugar.

ABRINDO OS BAÚS - A VEZ DE IVAN SAUL


Há algum tempo venho pensando em pedir ao Ruy que entregue um abraço meu ao Antonio Augusto Fagundes. Difícil seria contar a história de como [e quando] nos conhecemos surge agora a oportunidade, pela citação do Ivanhoé e pela "Comissão da Verdade Romântica" ora instalada neste fórum.

 

Nos idos de 1985, início de janeiro, viajamos "de'a cavalo" até Piratini para o Congresso Tradicionalista do Sesquicentenário da Revolução Farroupilha, eu e mais dois companheiros desde Pelotas, fazendo um grande desvio por Canguçu onde encontramos, para seguir viagem em conjunto, o Nico e uma grande comitiva vinda da capital [de auto]. Vinham aí Gilberto Monteiro [com uma canção inédita - "Pra Ti Guria" - que tive a honra de escutar antes de ser gravada], Lucio Yanel, Carlinhos Castilho, e assim vai... todos, naquela época [esta viagem foi a semente das grandes cavalgadas feitas posteriormente pelos Cavaleiros da Paz], "muito acostumados" ao lombo do cavalo, mas esta é uma história que o próprio Nico deve contar - se é que já não contou e eu não fiquei sabendo.

 

Aquele foi um tempo em que este humilde servidor de Vossas Senhorias, vagou um bom bocado pelas paisagens do extemo sul [se vê que minha aventura não envolve a Floresta Negra ou a Europa, nem mesmo a vizinha e europeia Montevideo]. Por pobre, purista e, simplesmente, pela 'gauchada', andei muito à cavalo e solitário, levando somente o que pudesse carregar.

 

Voltando ao 'causo', pro tal Congresso Tradicionalista, vieram delegações internacionais e 'invernadas artísticas', foi uma grande festa... onde conheci uma cordobesa loirinha de ascendência germânica - pero argentina hasta el alma, todavia! - linda e doce como um pêssego que amadurece 'por parelho' e dá até pena de morder. Que semana aquela!!!

 

Por sinal que, depois tive uma potra tordilha, miúda e linda como Los Amores, a quem chamei Cordobesa, que andou pertinho de acabar com a minha raça numa 'boleada de má intenção' em que me caiu por cima.

 

Bueno, ambas tiveram que ir-se, ficaram, bem lá no fundo do baú, só a lembrança e - como uma dorzinha fina, daquelas que a gente esquece mas, ao acaso, reaparece ali no mesmo lugar - um desejo de saber como poderia ter sido se a égua se domasse, se o pêssego não tivesse caroço...

 

Torcendo para que, com esta história de amores, os pontos recentemente perdidos, na avaliação do meu Estágio Probatório como membro efetivo desta ilustre Confraria, tenham sido compensados, respeitosamente os saúdo. Ivan

 




 

--
- Saudações ovelheiras! -

Ivan Saul D.V.M. M.Sc.Vet. - Granja Po'A Porã - Hampshire Down
+(55)(41) 36341495 - +(55)(41) 78119436 - NEXTEL 55*14*586313 - SKYPE: granjapoapora
Caixa Postal: 1396 - CEP.: 83115970 - Contenda - São José dos Pinhais - Paraná - Brasil
Lat/Long: 25°42'43.00"S 49°09'15.55"W - Visite nosso Blog:
http://ivansaul.blogspot.com

terça-feira, 21 de maio de 2013

ESTAMOS ABRINDO OS BAÚS - MENDELSKI ADERE E CONTA SEUS SEGREDOS


 
Ruy:

Também tive uma história semelhante à tua, mas não nas paisagens da Schwarzwald (fiquei cinco dias num belíssimo hotel em Baden Baden). Minha história foi em Montevideu, 1970, cobertura do sequestro do consul brasileiro Aloysio Gomide pelos tupamaros. Com as comunicações precárias, meu desafio diário era mandar as matérias para o meu jornal (O Estado de S. Paulo), no final da tarde. Local para o envio: sede da Entel onde havia apenas três máquinas de telex e 50 jornalistas de todo mundo querendo a mesma coisa. Foi aí que já no primeiro dia botei o olho numa lorinha de olhos verdes, funcionária encarregada de atender a imprensa. Ela me atendeu e perguntei a hora que deixava o trabalho. Bingo! Bem na hora em que eu poderia estar livre, depois de passar o material. Resumindo: ficamos juntos pelos 30 dias que passei lá esperando que os tupamaros soltassem o consul (Gomide só foi solto em fevereiro de 1971).  Até uma porta lateral eu consegui na Entel para entregar minhas laudas para um operador que as picotava numa fita (a gravação do texto que era inserida na máquina e seguia numa cadência automática) antes de enviá-las para a redação em São Paulo. Ela também queria "fugir" comigo para o Brasil, pois era uma simpatizante de "Los Tupas" e corria o risco de ser presa. Gostava de praia e de carnaval e não acreditava que aqui a repressão era igual à vigente no Uruguai. Incrível, mas havia uma confusão geográfica na sua cabecinha loira e revolucionária. Ela sempre queria saber sobre a praia de Ipanema de Porto Alegre... Mas o fujão fui eu, não antes sem ter entrevistado um líder tupamaro - ela marcou o encontro - na boate El Techo, na cobertura do hotel Vitória Plaza, o melhor da cidade. Nesta época estava na cadeia o guerrilheiro Pepe Mujica, atual presidente do Uruguai. Até nisso, a história se parece com a nossa...
Rogério Mendelski

ACONTECEU EM BAD KROZINGEN



 
( TEXTO MEU PUBLICADO  HOJE NA GAZETA DO SUL)

.

Comecemos dizendo que Bad não tem nada a ver com o bad inglês. Em alemão antigo é balneário e pronuncia-se bad mesmo.
É uma linda cidadezinha ao lado de Freiburg. Foi onde encontrei um quarto para ficar logo que iniciei meu estágio, nos anos 80, no Max Planck Institut.
Todos os dias pegava o trem em Bad Krozingen e 10 kms depois estava no centro de Freiburg.
De manhã, no meu horário, uma ma de seus 21 anos aproximadamente,tomava o trem comigo, Normalmente  trajava um vestidinho de voal, translúcido. Ela gostava de viajar de pé, com o braço levantado segurando uma alça. Foi então que vi, pela última vez na vida,uma mulher com pelos nas axilas. Os dela eram castanhos. Um dia lhe disse:


- Wie heisst Du?
- Irina, respondeu-me.
Tentei prolongar a conversa mas ela, que denotava alguma dificuldade no alemão, conseguiu me dizer que era tcheca, vinha de Klecany, perto de Praha , tocava Horn ( tuba) e o namorado não viera junto.
Tinha dias que ela não estava a fim de conversa. Até que tive uma idéia.
- Weisst Du, ich bin kein deutscher, ich bin brasilianer...
Ao lhe dizer que eu não era alemão e sim brasileiro, duas tochas se acenderam nos seus olhos negros.
- ernst gesagt? falou ela
- sim, estou falando sério.
Concordou em ir comigo nadar numa piscina, era julho, verão portanto. Na Alemanha você não precisa de clubes. Paga para jogar tênis, nadar, e pronto.

Recebemos as indefectíveis tocas, ela foi se vestir.Voltou de maiô de nadadora de competição. Ombros fortes, pernas perfeitas, mas completamente alva. Até levantei um pouco meu calção para mostrar as marcas do sol e , provocando-a, pedi para ver as marcas de seu biquíni. Me disse que jamais fora à praia, jamais tomara sol.

Depois fomos  tomar um vinho, nove da noite, o sol ainda brilhava. Pedi para pousar no apartamento dela pois já não havia mais trem para minha cidadezinha. Tudo ok.

Chegados na sua pequena Wohnung, me ofereceu um Spätlese, que é um vinho quase licor.

Ela me segredou que largaria seu namorado se eu a levasse junto para a terra onde o sol sempre brilha, sempre faz calor, todo ano é samba e carnaval e todos são risonhos, tem o melhor futebol do mundo, as mulheres se depilam brazilian way, o maravilhoso Brasil.
Falei que precisávamos fazer um test drive antes, mas que eu morava num lugar onde havia inverno, fazia frio e não tinha palmeiras nas praias, que ficava bem ao sul.
Ao acordarmos no dia seguinte ela não estava no seu dinheiro: disse-me que se era para ir a um lugar frio, então ficaria com seu namorado mesmo, que tinha um motor home e que a levaria para as praias da Espanha.
- auch gut,( tá bem) só me restou dizer...

 

segunda-feira, 20 de maio de 2013

DERAM BONS OS DEBATES NA TV PAMPA


O problema  do corte de árvores ali no Gasômetro, a hipertrofia do STF, algumas brincadeiras.
Tudo isso deu um programa bem interessante.
Espero que vocês tenham gostado.
Amanhã o P. Sérgio vai aos EUA. Eu também vou viajar para longe 5a. feira.

LOGO MAIS 17,30 ESTAREI NO PAMPA DEBATES

Fiquei um tempo sem ir pois de vez em quando é bom dar um tempo.
Hoje volto na companhia de Lenio Streck, Armando Burd e do amigão Paulo Sérgio Pinto.
Espero vocês no canal 4

VIVAAAAAA !!!! ESTÁ NO AR O BLOG QUE FALTAVA

http://rslitoralnorte.blogspot.com.br/

É o novo empreendimento do glorioso PRÉVIDI. Com muita honra já estou com um texto na primeira edição.
Acesse e ponha nos seus favoritos!


Litoral Norte RS
 

quarta-feira, 8 de maio de 2013

20 DE MAIO DE 2013



Os municípios relacionados aí em cima são os cobertos pelo Litoral Norte RS. É claro que o noticiário das praias que integram estes municípios - de Balneário Pinhal a Arroio do Sal - estarão sempre aqui, desde que me repassem as informações. Por isso é fundamental a COLABORAÇÃO de todos.
--
As atualizações do Litoral Norte RS são feitas durante todo o dia.
--------------------------------------------------------------------------------

domingo, 19 de maio de 2013

SANTIAGO VIRA O JOGO AOS 45 - PARTE II



Amigo Santiaguense: conheces Horizontina? Conheces Não Me Toque?
Não, né?
Em Horizontina rola o progresso; Não Me Toque tem a Feira mais afamada do RGS, depois da Expointer. E são cidades menores que Santiago. 
Quando se iniciou a reunião para decidir onde seria a próxima Feira Nacional de Ovinos, eram grandes as dúvidas sobre como era Santiago. Normal. Ocupa pouco espaço na mídia dos negócios, conquanto tenha um potencial absolutamente invejável.
O que fez o vice - prefeito Toninho? Com sua fala mansa explicou que ficamos ao lado da 287, que temos boa rede hoteleira,  excelentes plantéis de ovinos, equinos, bovinos, que estamos ansiosos por mostrar o que temos.
No corpo a corpo dos eleitores eu falei: votem por Santiago! lá vocês, nas folgas do evento, não terão tédio. Temos restaurantes, lojas, gente de cara alegre, miles de artistas por metro quadrado, a cidade é muito interessante,a noite é charmosa nos findes.
Tá falando sério?  me perguntavam.
Para ver como são as coisas.

sábado, 18 de maio de 2013

SANTIAGO VIRA O JOGO AOS 45 MINUTOS E LEVA A FENOVINOS 2014




Às 8 horas desta manhã de sábado o jogo estava jogado: às 11 horas Lavras do Sul  levaria a indicação para sediar a Fenovinos 2014 .
Eis que encontro o Vice Prefeito Toninho de Santiago e o vice Antolini, de Unistalda,   que recém chegavam a Júlio de Castilhos.
Me dou muito com os dois e expliquei-lhes a situação. Os eleitores seriam os Presidentes das  Associações de Raças e os Expositores, com os quais as  outras cidades já tinham contactado.
Toninho e Antolini  pediram que  os apresentasse aos eleitores. Se juntaram a nós Batista, que fez contato com o pessoal do Corriedale e Gaspar Torres, com a turma do Ideal.
Peguei Toninho e Antolini pelos braços e os levei para a reunião que Maristela tinha convocado com todos os expositores do Ile de France. Imediatamente conquistamos todos os votos.
Seguimos fazendo corpo a corpo e  falando com os eleitores, muitos dos quais mostravam restrições  pelo fato de nosso Parque ser longe da cidade.
Às 11 horas foram abertos os trabalhos e dada a palavra aos representantes dos  Municípios postulantes. Falaram antes de nós Lavras do Sul, Caçapava e Três de Maio.
Quando chegou nossa vez, Toninho pediu que eu falasse por Santiago.
Solicitei que ele, Antolini e Gaspar subissem comigo à tribuna.
Falei mais com o coração, disse que Santiago era linda, acolhedora, tinha boa rede hoteleira, bons restaurantes, segurança, gente boa e hospitaleira e que jamais iria decepcioná-los. A seguir Toninho e Antolini  falaram muito bem, seguidos do Gaspar, que foi muito convincente também.
Iniciou-se a votação secreta e todos achavam que era uma pena, pois havíamos iniciado a campanha tarde demais.
Aberta a urna deu Santiago, com 36 votos, contra 11 de Lavras e 5 de Caçapava.
Vibração total.
Agora é trabalhar muito!!!
Duas conclusões:
- nada como uma boa sustentação oral!
- em Santiago podemos até brigar entre nós. Mas quando é contra os outros, nos unimos.

FENOVINOS - FESTA DE ENTREGA DE PRÊMIOS




Que   se prepare a próxima cidade que quiser  acolher a Fenovinos. Depois dessa de Júlio de Castilhos, com afluxo de número record de expositores, organização impecável, a parada vai ser muito dura. Não se admitem mais improvisos e amadorismos.
O Parque Rural de Julio de castilhos está dentro da cidade e suas instalações são de gabarito. A festa teve entrega de prêmios, sendo Maristela Genro Gessinger homenageada como uma das   mulheres presidentes de associação de raça.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

FENOVINOS -É DA PECUÁRIA GESSINGER O GRANDE CAMPEÃO ILE DE FRANCE




Concorrendo com centenas de exemplares  de todos os quadrantes, a Pecuária Gessinger, de Unistalda, vem de se arrebatar o prêmio de grande campeão com o carneiro tatuagem 967.
Também fomos muito  bem com as fêmeas.
Mais uma vez a Unistalda Campeira surpreende o país.
Os jurados destacaram o excelente arqueamento de costelas, fenótipo perfeito, correção de aprumos e pureza racial.