quinta-feira, 30 de agosto de 2018

SOBRE O EFEITO BOLHAS - MENSAGEM DO DR. ROGOWSKI


Agradeço a todos os queridos amigos, colegas e demais leitores que dedicaram seu precioso tempo à leitura do meu artigo sobre a Teoria Das Bolhas INcomunicantes de candidatos à presidência da república, publicado no Blog do Des. Ruy Gessinger na terça-feira (28) à tarde quando teve 5.019 visualizações e mais 8.669  visualizações ontem (29) até às 19h:15min., segundo dados estatísticos fornecido pelo webmaster.
Esse expressivo número visualizações em exíguo tempo, embora a singeleza do texto, demonstra a relevância do tema, bem como, o prestígio de que goza o Blog do amigo Ruy a quem também agradeço imensamente.
Concluo, reiterando minha profunda gratidão a todos os leitores que me honraram com sua generosa  atenção.

ENTREVISTA DA GLOBO COM ALCKMIN

De novo a mesma coisa. Os dois entrevistadores atucanando o candidato tucano ( perdão pela rima) e não o deixando falar ou terminar as frases. Alckmin é maneiro e não virou a mesa, como eu de certo faria.
Sugestão: seu eu fosse candidato presidencial só concordaria assim: são 27 minutos? Pois bem: só quero 20. Os 7 restantes ficam com os " entrevistadores". Ontem foi nítido que o candidato foi cerceado. Como os anteriores.
Vamos ver como será hoje.. 

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

OS ENTREVISTADORES FORAM BUSCAR LÃ E SAIRAM TOSQUIADOS

Não me lembro ao certo de quantos júris presidi na minha vida. Fiquei fascinado pela arte da oratória bem concatenada.Lembro que, na época, eram só os tribunais que julgavam. Hoje em dia no Brasil as facções também julgam, condenam e executam. Parece que não admitem advogados de defesa.
Voltando.
Conheci advogados e promotores que eram feras num júri. Raciocinavam rápido, reagiam fulminantemente. Mas não é necessário ser advogado para ser um bom debatedor.
Pois ontem o senhor Bonner e sua acólita, a senhora Renata, pagaram um preço alto por sua inexperiência em debates. Do alto de sua tribuna na TV, liam textos e textos, sem terem contraponto. Rei e rainha do jornal nacional. 
Acontece que Bolsonaro , que de medroso ou assustado não tem nada, me lembrou do que é lei, tanto na guerra, quanto na escaramuça: revide imediato.
Bolsonaro deu duas estocadas " no mol da barriga" de seus inquisidores. Estocadas certeiras e mortais, que deixaram os dois com pressão zero em um segundo. Usou um estratagema fulminante: levou o  debate para as mazelas da Globo e para questões irrespondíveis, particulares, de seus confrontadores. A questão do nosso dinheiro para a Globo e a diferença de remuneração entre Bonner e Renata. O castelo de cartas ruiu.
Vamos ver como se param as coisas hoje.
Plim, plim.

terça-feira, 28 de agosto de 2018

SOBRE A ENTREVISTA DE CIRO GOMES ONTEM NA GLOBO

Desde os 16 anos atuo na comunicação. Iniciei na Rádio Santa Cruz e fui tendo programas e entrevistas vida a fora.
Se fui bem ou não, que falem " minhas viúvas" da Pampa.
Bueno. 
Ciro apresentou-se bem calmo, o que não aconteceu com Bonner. Por sinal, afora ter sido marido da gloriosa Fátima Bernardes e ser aquele tipo suspirador de corações femininos, é de uma insegurança que beira às raias da timidez,sem o texto pré escrito. Ou seja, (como sempre diz o  Muricy Ramalho) ,  ou seja, ele é um bom leitor de textos. 
Mas, convenhamos, O Ciro, em quem não pretendo votar, é um candidato a Presidente. Merece, como qualquer candidato, as galas de alguma consideração. Não deixaram o homem falar, envolveram-no em questões formais e gastaram todo o tempo querendo mostrar rigor e imparcialidade.
Claro, Ciro estava vacinado para não virar a mesa, ele que é de pavio curto.
Isso de mediar debates e entrevistar pessoas deve ser por quem é do ramo.
Coloquem um como o Paulo Sérgio Pinto.

AINDA O EFEITO BOLHA - TEXTO DO DR. ROGOWSKI


Achei interessante a “teoria da bolha” de candidatos à presidência da república, eu diria até  ― teoria das bolhas INcomunicantes, porque uma vez aprisionada dentro da bolha a pessoa perde a capacidade de se comunicar com os outros, quiçá perde a capacidade de raciocínio lógico.
Mas não tenho certeza que seja só isso, me parece que há algo mais nesse contexto. Percebo um fanatismo crescente tomando contas das pessoas.
Fanatismo[1] é o estado psicológico de fervor excessivo, irracional e persistente por qualquer coisa ou tema, historicamente associado a motivações de natureza religiosa ou política.
Leva  a extremos de intolerância.
Eu sempre acreditei que o fanatismo fosse coisa de pessoas incultas, entretanto, tenho constatado que não. Pessoas com nível de formação superior estão se tornando presas desse mal.
Outro dia estarrecido vi  pessoas de meu ciclo familiar, mãe e filha, ambas com excelente nível cultural e socioeconômico (classe média alta) se agredindo publicamente em rede social, cada uma defendendo o seu  candidato à presidência da república como sendo o único e infalível “salvador da pátria”.
Esse fanatismo está destruindo amizades, relacionamentos, desestabilizando famílias, e vai num crescendo! Fico me perguntando onde isso vai dar?
A Quem Aproveita Esse Divisionismo?
Dividir Para Dominar?

Tenho sido paciente e muito tolerante, mas a coisa está chegando a tal ponto que venho me sentindo enjoado, nauseado. Está cada dia mais difícil conviver e conversar com certas pessoas.
Os confrades deste grupo com formação na área do Direito que, como eu, são formados em Ciências Jurídicas e Sociais[2], sabem muito bem  que na faculdade não estudamos apenas sobre leis, mas também economia, filosofia, sociologia, medicina legal (psiquiatria forense), etc. etc.
Eu busquei complementação estudando teologia, mitologia grega e nórdica, Análise transacional[3] (Eric Berne) psicologia das relações sociais e éticas, etc. etc.
Daí, por acaso, você encontra na rua um amigo com o qual tem um amigo em comum, e ele diz: “sabe o fulano? Está malecho uma barbaridade, sem vida social, sem amigos, sedentário, gordo,  a mulher o abandonou, exagera na bebida, etc.”
Aí você visita no facebook o perfil do sujeito que, diga-se de passagem, sempre foi “meio estranho”, e repara que quase ninguém curte as postagens dele, ninguém comenta nada, aí você pensa ― o que esse cara quer numa rede social? Pois é totalmente invisível ali !!
Então você decide dar uma força para o sujeito, antes, porém, se prepara, jejua e ora, se benze da cabeça aos pés,  e,  movido pelo dever cristão de compaixão, telefona para tentar levantar o seu moral.
E quando você tentar falar com a criatura, ele te corta e começa a te despachar goela abaixo as convicções políticas dele e a te obrigar a votar no seu “salvador da pátria”.
Defeca um monte de asneiras sem um mínimo de embasamento teórico fidedigno. Você tenta chamar a criatura à razão, indaga-lhe de onde ele tirou essas conclusões, que autores ele leu, em qual literatura estriba suas posições, e aí você verifica que o energúmeno nunca leu nada consistente, nem mesmo ouvi falar nos filósofos contemporâneos Jean-François Lyotard e Zygmunt Bauman. Assim não dá para ser feliz!
O sujeito é um ogro demenciado que se acha no direito de te empurrar todos os seus excrementos ideológicos.
Cada um tem o direito de ter suas crenças e ideologias, mas não tem o direito de tentar impor aos outros.
Enfim, estou cansando dessa gente doente que, ao invés de buscar terapia, fica despejando seus disparates nos outros.
A gente tenta ser compassivo, amoroso, mas infelizmente é impossível interagir com pessoas nesse nível de morbidade.

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

O EFEITO BOLHA E OUTRAS BOLHAS

Inicio dizendo que, com muita honra, sou amigo da Rosane de Oliveira e de sua família.  E hoje ela acertou na mosca com a teoria do efeito bolha. 
Com efeito, na verdade eu só gosto de conversar com pessoas de quem eu gosto. A saúde de que  vou conversar com um trairão ou interesseiro? Perdoem-me, mas vou contar um episódio cômico: certa feita fiz um churrasco de carne suína da mais refinada. Na hora de servir, um conhecido bradou: detesto carne de capincho! ( capivara).
 Já me aconteceu de me brindarem, com muita alegria nos olhos, com CDs de música sertanojo É assim: eles acham que a música boa é essa e pronto.
Então, como referi, a gente só gosta de falar com seus iguais. E, como se diz em Santiago, rs, é aí que me refiro.Forma-se um bolha e  quem está fora dela é nefasto.
Acho que Rosane acertou na mosca.
Por falar em bolha.
Um amigo meu , morador da Capital , sabendo que a mãe de um antigo peão seu, morador de Tranqueras, no Uruguay , andava mal e não tinha como ser internada, franqueou sua casa, com cuidadora e tudo, para ela fazer seus exames na Santa Casa, essa maravilha dirigida  pelos meus amigos Englert, Giacomuzzi e tantos outros.
Pois o  campeiro colocou um agradecimento para seu benfeitor, na " rádia" comunitária de Corrales...
Que era a que ele ouvia. Esqueceu de convidar seu benfeitor para acessar a "  rádia". E o benfeitor emputecido pela falta de agradecimento...

domingo, 26 de agosto de 2018

COMUNICADO DE MARISTELA GENRO GESSINGER


Comunico  que, após muita meditação e orações em busca do caminho certo, tendo em vista situações familiares e profissionais, comuniquei ao Diretório do MDB  de Unistalda que não concorrerei a nenhum cargo eletivo nas eleições de 2020.

Continuarei como eleitora em Unistalda, onde temos nossa propriedade rural, amando cada vez mais aquela terra e seu maravilhoso povo.

Agradeço do fundo do coração o apoio que tive do povo unistaldense.

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

SOBRE A TRAGÉDIA EM SANTA CRUZ - UMA LÁGRIMA POR FRANCINE

Li, com muita satisfação, na Gazeta de segunda-feira, a notícia de que o professor Aldoir da Silva se propôs a dar aulas de defesa pessoal.
Não nasci ontem. Minha estrada foi longa. Cheia de espinhos. Mas as rosas também os têm. Conheci o crime de perto na minha vida. Já sofri um acidente e aí ví que a vida é um sopro e nada mais. É uma dádiva que o Criador nos deu, mas de maneira finita. O normal é se viver um determinado tempo e depois partir.
Mas pai e mãe sepultarem um filho ou uma filha é dor que transcende qualquer outra.
As mulheres de nosso tempo mudaram muito. Sei por causa de minhas filhas e netas.Igual, a maioria das mulheres vive num limbo de segurança pessoal, em todos os sentidos. Assédios, agressões, estupros, violações, feminicídios.
Daí que procurei ser realista. A mulher em geral não sabe se defender de agressões físicas. Desculpem-me se estou errado. Consegui convencer uma de minhas filhas, que é juíza de direito, a fazer cursos de defesa pessoal e frequentar lições de armamento e tiro. Eu mesmo, por ter cursado a Academia de Polícia, me safei de três assaltos. Ainda estava na ativa. Em todas essas tentativas me antecipei e só não entro em detalhes para não exacerbar as mentes do “ coitadismo”.Gente, os tempos mudaram! Há homens loucos, brutais, doentes, tarados, todos perambulando por aí. Alguns até sabem manejar uma arma. Mas técnicas de ataque e defesa pessoal a maioria não tem.
Veja-se o que acontece em alguns países como Israel: meninas e rapazes prontos , treinados para combater ataques terroristas. Nossa guerra civil está aí. A Polícia faz muito mais do que pode, mas a endemia criminosa é avassaladora.
Meu amigo: é muito bonito mandar a filhota para a academia e formar um corpo escultural, nada contra. Mas tua filhinha tem treinamento para evitar problemas cruciais, como ameaça de estupro? Não digo que isso evite o crime. Mas no desespero e gravidade da situação, o treinamento pode fazer a diferença.
Temos que , num momento caótico como esse, pensar em prioridades e encaminhar nossos filhos e netos a cursos de defesa pessoal e armamento e tiro.E isso tem que ser gratuito para quem não pode pagar.  Imediatamente. Falo em cursos licenciados , autorizados pelas autoridades.Um dia vocês vão me dar razão.
Do contrário vai acontecer como ocorreu com essa mártir chamada Francine.Vamos deixar de frequentar parques e jardins? Nunca. Mas estejamos espertos. Parabéns mestre Aldoir!
Choro de pena dessa menina indefesa.Uma lágrima por Francine.
( publicado em Gazeta do Sul)

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

O VALOR DE UM DIA PLÚMBEO



Respeito aqueles que só miam desesperados por falta de calor e sol.  E praguejam contra frio e chuva. Tem que se respeitar: mas bergamotas e laranjas sem um friozinho, de preferência geada, sai só o bagaço. O trigo sem frio não existe. Vai ter que parar de comer pão, minha boneca bronzeada.
O frio, a neblina, a garoa, me agradam. Me convidam à introspecção, à meditação, ao silêncio, à reflexão.
Maravilha escutar Robert Stolz no meu Spotfy, o ser que exterminou o CD.
Porto Alegre está silente, calma, mulheres com botas; homens com sobretudos.
Salve o mocotó do Gambrinus!
E o calor? Gosto também.
Por isso adoro meu país, o RGS: quatro estações definidas.
Disculpe si no entiende lo que canto
Tal vez hablamos lenguas diferentes
Usted reniega siempre de estos pagos y yo
Y yo quiero y admiro a nuestra gente
Usted reniega siempre de estos pagos y yo
Y yo quiero y admiro a nuestra gente

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

AOS MEUS QUERIDOS E FIÉIS LEITORES

Tenho olhado os acessos. Diminuiram muito pouco, considerando que minhas postagens estão cada vez mais espaçadas. Só tenho que agradecer.
Acontece que ando muito entusiasmado com minha coluna no Jornal Gazeta do Sul, um diário da minha cidade natal, Santa Cruz. É um jornal moderníssimo, ágil e muito lido em toda a região. Seu Presidente é meu amigo de infância. O Grupo Gazeta tem ainda várias emissoras.E minha coluna teve surpreendente aceitação.
De outro lado tenho aproveitado para viajar, tanto ao Exterior, como a locais brasileiros. 
Também acho importante procurar manter minha forma física, jogando meu tênis, onde quer que eu esteja.
O escritório vai bem, agora que também Rudolf vai assumir um importante papel a partir de janeiro.
Sim, tenho saudade de Unistalda e Santiago. Há poucos dias estive lá, mas não pude me tardar. Tudo lindo e certo nos meus negócios. 
Todavia estou numa fase de muita leitura e muito estudo de música, principalmente para melhorar minha técnica ao violino.
Tenho convites para compor em parcerias maravilhosas, como a do Mireski, talentoso demais. Mas tenho que deixar fluir a vida e as emoções com calma e jeito.
Estou me mantendo discreto quanto à política. Para participações em rádio e TV estou sem tesão.
Eu disse: para rádio e TV... 

terça-feira, 7 de agosto de 2018

ATENÇÃO ELEITORES DE UNISTALDA, SANTIAGO E REGIÃO

Se você , no dia da eleição, estiver fora de seu domicílio eleitoral, poderá tranquilamente se inscrever para o voto em trânsito até  o dia 23 de agosto. Note bem.Basta ir a qualquer cartório eleitoral, qualquer um, não precisa ser do seu título. Leve um documento oficial com foto e diga onde quer votar. Só poderá votar  em municípios com mais de 100 mil eleitores, mas seu pedido pode ser feito até o dia 23 de agosto em qualquer cartório eleitoral. Não demora um  minuto. Mas vai ter que escolher uma cidade com mais de 100 mil eleitores para votar. Exemplos: Caxias,  Santa Maria, Canoas, Porto Alegre . Repito: se você for eleitor em Unistalda, pode votar em Caxias que é perto de Bento Gonçalves, normalmente.