quinta-feira, 24 de agosto de 2023

SANTIAGO E OUTRAS PROSAS

 Por uma questão de negócios acabei chegando a uma solução interessante e inesperada. 

Como já falei várias vezes, tempos atrás fui designado para Juiz de Direito em Santiago. Dois anos depois fui promovido por merecimento. Andei por várias Comarcas e acabei chegando em Porto Alegre. 

Entrementes conheci uma moça, durante uma festa de aniversário.  Ela era de Santiago. Tudo isso alguns já sabem.

A família dela tinha raízes fortes na pecuária. Acabei comprando glebas de campo, quando já estava aposentado. Isso em Unistalda, ao lado de Santiago. 

O preço do campo estava barato e fui comprando áreas contíguas.  Consegui fazer muitas melhorias e tive algum  sucesso, até em exposições na Expointer.

Posteriormente fui fazendo alianças e a verdade é que meu filho Rudolf melhorou as coisas ainda mais.

Fizemos melhorias e benfeitorias como açudes, cercas e galpões.

Construímos uma ótima casa na própria fazenda, com muito conforto. 

Certo dia me foi oferecida uma casa em Santiago. Achamos que seria uma boa compra.

Santiago é uma cidade limpa, pequena, feliz, todos se conhecem. 

Muitas residências antigas, mas bem cuidadas e limpas.  

A propósito a nossa cara Rosane de Oliveira diz: “somos responsáveis pela aparência de nossas cidades”.

Maristela e eu começamos a passar sete dias por mês em Santiago.

Estou revendo amigos de outros tempos. 

O pessoal tem um costume fantástico. Tu te encontras no  supermercado com um conhecido e é aquela abração de quebrar costelas. A pergunta principal é “tá bem de saúde”?

Enfim, quase  todos se conhecem, por nome e tudo.

O trânsito  é calmo e cordial como se fosse em cidade européia.

Posso me dar como um homem feliz. 

Em primeiro lugar está minha querida Santa Cruz do Sul onde nasci e cresci.

Peço desculpas ao louvar outra cidade. Mas vale a pena conhecê-la.

Mudando de saca para mala gostaria de falar um pouco sobre o papel importante do Agro. Ele nos salva da fome. No entanto, a maioria das pessoas está em outras atividades. Mas sem comida, fica difícil a vida, para não dizer impossível.  

Há uma busca incessante por terra, tanto para a agricultura quanto para a pecuária. Quase ninguém a vende.

Nossa família, por sinal, não vende por preço nenhum nossa fazenda.

A cada dia há mais necessidade de meios de transportes, e o problema grave é a precariedade das nossas estradas. 

Exemplo: tu estás numa rodovia mas não tens como sair de atrás de um caminhão. 

Volto ao assunto.