quinta-feira, 15 de junho de 2023

CHAMADO PASSO DA AREIA

Desde jovem me fascinei com a obra de Gildo de Freitas. Ele foi um que vislumbrou fantasticamente o que estava acontecendo no mundo. Todos nós, que passamos dos sessenta, temos claras na retina as maravilhas de aqueles tempos. Na minha infância quase não havia crimes.Dormia-se de janelas abertas no verão. Praias de banho eram os riachos, onde abundavam os peixes . Em Santa Cruz havia vários locais de banho. Alguns ainda persistem , mas não com aquele viço daqueles tempos. De vez em quando meu pai nos levava de caminhonete para Rio Pardo. Eu me deslumbrava com a água do rio . Minha mãe e minhas irmãs se vestiam com aqueles “ maiôs” super pudicos e longos. Voltávamos todos com o rosto queimado na caixa de trás da caminhonete Dodge canadense ano 1955, se não me engano. Tinha uma cabine metálica na frente e atrás uma cabine de madeira com toldo em cima. Abaixo vai, portanto,o que Gildo de Freitas preconizou. Vou deixar intactos seus versos, sem nada corrigir, conquanto haja imperfeições de gramática. Importante é o conteúdo. …………… “Chamado passo d'areia Foi o lugar que eu nasci Foi ali que eu conheci Cousas que a gente admira Muçuns, jundías, taraíras Nos meus tempos de guri Não é querer me exibir Mas taraíras davam tantas Que nas quintas feiras santas Nós pescava por ali Mas quem tinha mais dinheiro Terminou com o nosso apoio Compraram nossos arroios Findaram nossos pesqueiros Um arroio companheiro Pesqueiro de bom tamanho Eram até praias de banho Pra quem não tinha dinheiro Naquelas partes mais altas Por onde a água descia Não eram só pescarias Davam muitas produções Auvoredo plantações pastagens e leitarias Da terra tudo nascia Pepino, feijão miúdo Era uma terra para tudo Aipim, melão, melancia Mas pode crer minha gente Que isto foi num disparato Derrubaram até os matos De angicos e Cambuíns Foram se metendo assim Que nem piolho em custura E as hortas de verdura Viraram todo em jardim Está derrota foi feita Em muitos poucos momentos Foram abrindo loteamentos E as construções vieram vindo Outros vendendo e saindo Mesmo que um papel no vento Eu conto com sentimento Tudo que era bom se foi Plantação, cavalo, boi Festança carreiramento Tudo se foi no momento E aonde pastava as vacas Hoje só se enxerga placas Aluga-se apartamentos.” …………….. E tudo isso aconteceu. Melhorou tudo de uns tempos para cá? Não esqueçamos que Passo da Areia se situava num lugar simples e longe do centro de Porto Alegre. Ali havia criação de animais, era um lugar bem distante e pouco habitado. E hoje? Tudo que era bom se foi…