quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

O SENSATO GENERAL MOURÃO

“Lula foi eleito e tem que governar”. Mourão descarta intervenção. ( entrevista na Gazeta de 2.12, 2022). Esses dias o General concedeu uma bela entrevista à Gazeta do Sul.Por sinal a Gazeta é um Grupo para o qual escrevo desde os 15 anos. Gostaria de dizer que gosto muito do Exército Nacional e por ele tenho muito respeito. Fui Juiz de Direito em Santiago-RS, com menos de 30 anos. Santiago tem quatro quartéis , se não me engano. Ali conheci o General Heraldo Tavares Alves, hoje falecido. Era um homem religioso, muito refinado e elegante. Nós dois sempre nos sentávamos juntos na antiga igreja de Santiago. Havia um padre jovem que gostava de censurar os autores do golpe militar. Eu ficava na minha e o General ficava tranquilo. Dito isso, vamos aos assuntos com o General Mourão. Desculpem-me se erro. O então candidato a Presidente Bolsonaro não parecia ser muito próximo do General. Eleição terminada, me pareceu que Bolsonaro não fez muito caso de seu vice. O General, no entanto, manteve-se tranquilo e não reclamou. Quando se aproximaram as novas eleições o General foi esquecido. Mourão não gritou, não reclamou , candidatou-se ao Senado e foi vitorioso. Imediatamente surgiram, de muitos cantos, indivíduos que não se conformavam com o resultado das eleições. Para irem votar não reclamaram de nada. Pessoas de boa índole, até acho que sérias, foram convencidas de que houvera fraude. O General Mourão, ainda vice-presidente da República, concedeu uma entrevista à Gazeta dizendo que Bolsonaro perdeu as eleições e que o vencedor iria assumir. Enfim, o General Mourão, homem sério, no próprio dia em que terminaram as eleições, apoiou o que a maioria do povo decidiu. Concordo que é lícito a quem perdeu não se conformar. A inconformidade, porém, não há de ser agressiva, muito menos se vem acompanhada de fechamento de estradas e outros logradouros. Consta que vários bloqueios de estradas foram patrocinados por terceiros, o que entendo como beirando às raias de ilícito penal. Por sinal ,a matéria está sendo estudada pela Polícia Federal. Nem Bolsonaro apoiou esses absurdos que fizeram o país parar por uns dias. Ao contrário, proclamou para a nação inteira que cessassem os distúrbios. Esclareço que não entro no mérito das qualidades ou não dos candidatos. Refiro-me a “ virada de mesa”. Os que acham que as Forças Armadas devem intervir, que protestem de maneira ordeira . Ou querem discordar do General Mourão e do próprio Bolsonaro?