quinta-feira, 24 de setembro de 2020

DIPLOMACIA É SEMPRE MELHOR

 1)O ex senador catarinense Nelson Wedekin, que escreve sob o pseudônimo Tito Guarnieri, publicou no seu blog o que eu já previra.



“O ex-juiz Sérgio Moro é uma estrela cadente. Claro, com o prestígio que acumulou nos seus anos de ouro do juizado de Curitiba, ainda é chamado para uma entrevista aqui e ali. Mas que perdeu o brilho não tem dúvida. Foi um erro talvez irreversível ter acreditado em Bolsonaro e ter aceitado o convite para o Ministério da Justiça.



Atualmente Moro leciona em duas faculdades de segunda linha e escreve e assina artigos na revista Crusoé, do site O Antagonista. Não sei como ele se sai de professor. Mas cada artigo seu – assim como os de outro colaborador da revista, Carlos Fernando dos Santos Lima, ex-número 2 da Força-Tarefa da Operação Lava Jato – é uma sucessão de abobrinhas: estilo vulgar e conteúdo pobre.” 


Agora noticia-se que Moro está inscrito como advogado na OAB. Vamos ver como se sai na advocacia, que é um campo eivado de dificuldades. Vai ter que se munir de muita calma, persistência, paciência e sabedoria.

2) Estranhei muito quando li nos jornais que um desembargador concedera uma liminar para sustar um  processo. Houve um recurso para o Órgão especial. Outro desembargador mandou que os autos baixassem ao que concedera a liminar para consertar a decisão . Alegava que a decisão não estava suficientemente embasada. Pergunto-me: não teria sido melhor apreciar assim mesmo ,sem expor o colega? Custa-me crer que a liminar não tivesse um mínimo de fundamentos.

3)Também me causou espécie a teimosia de um integrante da Alta Corte , em vias de sair pela compulsória, querendo o depoimento pessoal do Presidente da República. Está visto que o Ministro quer constranger. O que custaria simplesmente deferir a prestação das explicações por escrito?

Penso, respeitando opiniões em contrário, que os ministros do STF deveriam ter um mandato temporal e não como agora em que vão até os 75 anos. É necessária uma oxigenação.

Centenas de juristas , relativamente jovens, estariam aptos a essa tarefa.

4)Para finalizar.

Todos nós sabemos que na Europa as pessoas relutam em consumir bens importados de países que “ agridem” a natureza. Achei o discurso de Bolsonaro na ONU bem equilibrado.Mas não pode parar aí. Penso que deva encontrar-se com mandatários da União Européia, dar explicações com  lhaneza e não dizer, simplesmente que a Europa não tem mais nada para queimar porque já queimou tudo.

O que causa danos afeta o mundo todo, não importa onde. 

A diplomacia é o melhor caminho. Do contrário nosso Agro vai sofrer boicotes.