quinta-feira, 22 de agosto de 2019

TEMPO E MUTAÇÕES - COMENTÁRIOS DE PREVIDI, ROGOWSKI , AGRA E IVANHOE

JOSÉ LUIZ PREVIDI

Ruy e amigos,
Todos os que tem ou tiveram parentes no interior do interior se apavoram ao voltar depois de um tempo.
Eu sabia que a casa de minha avó paterna, Caterina, tinha sido demolida e boa parte da área tinha sido vendida. Mas não imaginava a mudança que tinha acontecido. A casa dela ficava no final da Rua dos Prévidi e até chegar lá haviam casas dos filhos, dos dois lados. Bairro Bonsucesso.
Pra mim, sempre foi área rural.
Depois que ela morreu - e eu acompanhei sua agonia - não tinha mais voltado. Meu Deus, irreconhecível! Só mansões cercavam as casas dos Prévidi. Não me localizei mais. Um negócio muito estranho.
Estive lá em 2015 visitando tias e tios.
Mas não é mais a mesma coisa.
Tudo se foi com a minha infância, onde pegava os ovos das galinhas no ninho, com a autorização da Nona... Andava de charrete com ela e muito futebol com os primos.
-----------------------
Querido amigo.


As Regras da Sensatez

Rui Veloso
Nunca voltes ao lugar


Onde já foste feliz
Por muito que o coração diga
Não faças o que ele diz
Nunca mais voltes à casa
Onde ardeste de paixão
Só encontrarás erva rasa
Por entre as lajes do chão
Nada do que por lá vires
Será como no passado
Não queiras reacender
Um lume já apagado
São as regras da sensatez
Vais sair a dizer que desta é de vez
Por grande a tentação
Que te crie a saudade
Não mates a recordação
Que lembra a felicidade
Nunca voltes ao lugar
Onde o arco-íris se pôs
Só encontrarás a cinza
Que dá na garganta nós
São as regras da sensatez
Vais sair a dizer que desta é de vez


Com apreço..Ivanhoé.
--------------------------------------------------------------------------
J.F ROGOWSKI

Saudações amigo Ruy e demais confrades!
O sentimento que te assola, ou assombra  o espírito, é comum há muitas pessoas devido às transformações das cidades, entidades vivas que são, nascem, crescem e declinam.
Este ano anda redigi o argumento para vídeo promocional de comercialização de áreas urbanas, dizendo:

"Cidades são entidades vivas e é possível que uma cidade comece a mostrar sinais de idade e decair com o tempo. A despeito de  quão grande ou antiga seja uma cidade, e não importa onde esteja localizada, ela ainda precisa que as pessoas sobrevivam e prosperem.Projetos de renovação urbana, desenvolvimento e revitalização são cruciais para o sucesso da cidade porque estimula a economia, aumenta os valores de propriedade, incute um senso de orgulho cívico, reduz o crime, desenvolve negócios no presente e atrai novos no futuro."

Me criei na zona sul de Porto Alegre comendo peras que eu colhia na hora, bem onde ficava o cinturão agrícola da cidade com muitas chácaras que produziam hortifrutigranjeiros, com destaque para o pêssego, que ensejava a anual e tradicional Festa do Pêssego no bairro Vila Nova.
As chácaras foram desaparecendo dando lugar a aglomerados urbanos, entre loteamentos e luxuosos condomínios fechados, algumas vilas problemáticas,  não sei ainda existe um único pé de pêssego plantado.
Como disse o poeta:
Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
....
Em vez das mágoas de agora,
Eu tinha nessas delícias
De minha mãe as carícias
E beijos de minha irmã!
....
Casimiro de Abreu


Abraços.

------------------------------
SÉRGIO AGRA
Caro Ruy. Irmanamo-nos neste mesmo sentimento, descrito na crônica MUITO ALÉM DA ALMA, que te enviei há algumas semanas.

Eu, com Taquari, e tu com Santa Cruz do Sul, cidade que tenho gratas recordações das férias na companhia de Homero Neto de Cunha e Agra, hoje médico e diretor da Unieim, aí mesmo, na majestática Santa Cruz. Quando lancei meu pequeno romance, Mar da Serenidade, fiz uma sessão de autógrafos na livraria e cafeteria onde fora o Colégio Mauá.

Meu tio, Victor Agra, funcionário do Banco do Brasil e meu incentivador nas ousadias lierárias, assinou durante muitos anos a coluna Notas Dissonantes, na Gazeta do Sul.

Os bailes do Corinthians, com a orquestra Cassino e o então lançamento da Souza Cruz, brinde oferecido à entrada do baile: um maço de Jean Nicot, que liquidei entre a npote do sábado e a tarde do domingo. Saudações.

Sergio