sábado, 9 de junho de 2012

QIUANTO VALEM ANOITECERES E AMANHECERES COMO ESSES ?





Não tenho mais nenhuma dúvida , refletindo aqui na solidão e quietude do Campo , que vai ser uma bronca grande a vida dos humanos nas cidades acima de 30 mil  habitantes, a continuarem práticas ambientais criminosas perpetradas por todos nós.
Explico-me: os que detinham, por empréstimo do Criador, antes de mim estes campos, foram responsáveis. Não desmataram as matas ciliares, não fizeram roças onde  havia pouca cobertura de terra, não derrubaram o mato nativo para vender  madeira ou fazer carvão.Podem ter até sofrido a pecha de indolentes por não derrubarem tudo e meter-lhe planta em cima.
Resultado, os vários regatos ( sangas) que cortam a área, mesma na mais braba seca, têm reservatórios de águas cristalina nos chamados lagoões, que são reentrâncias rochosas cobertas de vegetação. É por isso e só por isso, não pelos açudes, que nosso gado está bem e gordo.
Nas cidades as pessoas se apinham como ratos, procriam irresponsavelmente, desfazem-se do lixo na rua mesmo ou atulham os rios de plástico.
Em todos os lugares as represas vão secando. E agora, o que vai fazer a família urbana que mora em apartamento? buscar água onde?
Tenho quase vergonha de revelar que estou num dos últimos lugares intocados do Planeta: o que resta do Bioma Pampa.