quinta-feira, 11 de outubro de 2012

COMENTÁRIO DE LISSI BENDER DA UNISC


Falas de falta de  conhecimento, de clareza, de sensibilidade, tanto para o trato do conteúdo jornalístico quanto para expressão linguística e revelas tua inconformidade para com a situação.

Na imprensa escrita observo também uma tendência à simplificação da linguagem. Também observo que os textos estão encolhendo em tamanho e as imagens ocupando mais e mais os espaços. Mudar, baixar nível para ter leitor?

Na universidade participo do grupo de avaliadores de redações de vestibular. Em cada vestibular sou confrontada com as  dificuldades de nossos jovens para a expressão escrita. Dentro da minha universidade existe um programa de apoio acadêmico, o PINAC para auxiliar os ingressantes no mundo acadêmico a superarem suas dificuldades remanescentes em áreas básicas.  O PINAC é organizado através de Oficinas de Aprendizagem Presencial e EaD, que abordam conteúdo nas áreas de Leitura e Produção de Textos, Matemática, Informática, Física, Química, Biologia ... . As oficinas são gratuitas e desenvolvidas por acadêmicos em estágio avançado  que atuam enquanto bolsistas, sob a orientação de um professor. No PINAC eu atuo como coordenadora das oficinas para Leitura e Produção de Textos.

Acreditas que, apesar de sabermos, de conhecermos as dificuldades de nossos acadêmicos ingressantes,  não conseguimos sensibilizá-los para o aproveitamento dessas oficinas gratuitas que ofertamos. Esta semana mesmo duas das oficinas presenciais, que organizei para Leitura e Producao de Textos, foram canceladas por falta interessados. Apenas consegui manter a oficina pelo EAD.

Como mudar este panorama? Estamos promovendo análises, debates  ...

E assim como tu estás, também estou desolada, inconformada, lieber Freund.