sábado, 21 de abril de 2018

COMENTÁRIOS

DO DR> FRANKLIN CUNHA -ACADEMIA RIOGRANDENSE DE LETRAS


Em Caxias, houve um orador que acabou com um comício. Era um deficiente mental  e afásico que só pronunciava algo assim como “ Paiuia, paiuia “em voz de falsete e que se introduzia em todos os  grupos que, nos cafés,  discutiam qualquer tema, sempre com sua oratória de “ paiuia, paiuia “. Um dia , estava se realizando um comício do PSD em plena campanha eleitoral creio que no tempo do Meneghetti. Dois estudantes de direito, “à sorrelfa”, ambos do PTB, introduziram no palanque o Paiuia, como era conhecido o tipo e informaram a um dos organizadores do comício e que não conhecia Caxias que o representante do distrito de Cazuza Ferreita, desejava usar da palavra.Em seguida deram o microfone ao” lídimo representante daquele próspero distrito de Caxias”. Não deu outra: o mesmo agarrou o microfone e alto e bom som , em falsete, despejou paiuias aos borbotões,numa sequência de metralhadora, episódio que acabou com o comício ao fazer todos os participantes morrer de tanto rir.
Até hoje, em Caxias, quando se pergunta “ o que disse o candidato Fulano de Tal na entrevista de TV “?  Paiuia,paiuia”, respondem frequentemente.
----------------------
DO DR. MARCELO AIQUEL


Este assunto (júris e oratória) me é bastante familiar, devido às "lições de casa" que recebi naturalmente.
Filho e sobrinho de dois "monstros sagrados" da advocacia gaúcha, cresci com exemplos de altíssimo quilate, diariamente.
As lições que aprendi com meu pai (Jamil) e meu tio e padrinho (Angelito), forjaram uma pessoa que louva a ética e a coerência, acima de tudo.
Com seus bons amigos (só para citar alguns, e não cometer o "sacrilégio" de omitir nomes de relevante importância), como P. Brossard; O. de Lia Pires; A. Weinmann; Ney Fayet, também muito aprendi, sendo que o "mestre Amadeu" até hoje - graças à DEUS - ainda me ensina.
Já na igreja (católica) que creio, cito as homilias (antigos "sermões") sempre maravilhosas de dois sacerdotes: FREI IVO (paróquia Sta. Teresinha, a da José Bonifácio) e PADRE LAÊNIO (paróquia Coração de Jesus - bairro Higienópolis).
Ambos tem o "dom da palavra" e me agradam suas explanações e a forma como pregam.
Enfim, com professores assim, acredito haver tido a "benção" de aprender bem.

Forte abraço e ótimo final de semana a todos

Marcelo Aiquel