Tua situacao, se nao souberes ao menos ingles, vai ficar caotica na Alemanha nos lugares onde ela é autentica, maravilhosa, e nao inchada de turistas de todo o mundo. Comeca que nao vais poder apreciar as comidinhas maravilhosas, pois vais ficar sem entender o cardápio e nao terás como pedir explicacao para o amavel pessoal. Sim, o alemao continua muitissimo amavel e querido.
Portanto, meus amigos: facam seus filhos estudarem uma lingua.
Claro que o grande lance é o viajante se munir das coisas triviais como cerveja e vinho no supermarkt e levar para o hotel. Mas naoé feio, num restaurante, pedir a comida e para beber simplesmente Leitungswasser, ou seja, água da torneira.
TV - é de ótima qualidade. Ontem assisti a um debate num programa chamado " Hart, aber fair" - duro, mas educado. É sobre a decisao de Alemanha de acabar com as usinas atomicas.
Rádio - eles refluiram do talk and news, para pequenas doses de notícias, seguidas de algumas informacoes e logo musica de excelente qualidade.
O turismo que vale a pena, para mim, é a pé, caminhando, conversando.
E é essencial ter se preparado antes, com dados históricos, para nao sair como mosca tonta.
Beijos saudosos a todos meus leitores e desculpem pelos problemas de digitacao, p que na Europa nao existem certos sinais gráficos que temos ai.
.