sexta-feira, 23 de agosto de 2019

MENSAGEM DE LAIS LEGG, PSIQUIATRA, COMUNICADORA

Não precisa ter nascido no interior para sentir o que os amigos relataram. Eu nasci aqui em Porto Alegre, mais precisamente na rua Vicente da Fontoura. Nossa casa era um sobrado, com cinco dormitórios e um terraço, de onde, pasmem, enxergávamos os guindastes do cais do porto. Não havia edifício algum bloqueando a vista.
 
Na esquina seguinte, na rua Santana, havia uma enorme chácara, a chácara dos Amodeo. Lembro muito bem que ela ficava abaixo do nível da rua e lembro das plantações de alface e hortaliças que todos que moravam no entorno compravam. Adiante, havia um enorme casarão (dos Pilla), que ocupava quase todo o quarteirão. Lembro bem dos portões de ferro da casa.
 
Um dia, saudosa das belas lembranças da infância, bati naquela casa onde nasci e, sem pudor algum, pedi para entrar. E a dona permitiu meu ingresso naquele lugar que, em minhas memórias, era o sítio do pica-pau amarelo. Na minha mente, o quintal era enorme e com três níveis. Ledo engano... eu é que era pequena! A casa ainda está lá, não é enorme como eu recordava e o quintal menos ainda.
 
Resumindo: a chácara dos Amodeo virou a Clínica Pinel, o casarão dos Pilla foi abaixo e deu lugar a uma série de pequenos prédios de três andares e nada mais naquela rua lembra a minha infância feliz. Aconselho a todos a deixar a infância onde ele sempre deve ficar, ou seja, na memória.
Abraços,
Laís