sexta-feira, 23 de agosto de 2019

MENSAGEM DA ESCRITORA LISSI BENDER


Ruy querido, o crescimento urbano de Santa Cruz se alastra vertiginosamente pela Linha João Alves e pela linha Santa Cruz. Na minha infância eu trilhava por uma estrada estreita e pedregosa até a escola. Levava quase uma hora, muitas vezes de pés descalços. Quando saí da |Wilde Heimat, estudei na Federal de Santa Maria, estudei em Belo Horizonte, lecionei na Puc de Pelotas, fiz outra graduação e pós-graduação na Unisinos, .... . Quando voltei à Wilde Heimat, para cuidar do pedacinho de terra que meus pais me legaram, ainda havia estrada de chão, mas de lá para cá a ocupação vem devastando árvores, extinguindo espaços naturais das vidas silvestres. Outro dia li que somente em Linha Santa Cruz vivem quase 7 mil almas. A prefeitura está facilitando a ocupação. Ampliaram a área urbana. Até agora somente os 100 metros iniciais da minha Wilde Heimat eram urbanos, o restante dos 5 hectares, rurais. Pois agora o governo municipal decretou como área urbana, todos os meus 5 hectares. Qual será a consequência disso? A partir de agora haverá um substancial aumento de impostos sobre este espaço, imposto territorial urbano. O que isto provocará? Vinda de mais pessoas para cá. Temo dificuldade crescente para manter meu pequeno espaço que considerava intocável e protegido enquanto eu estivesse viva. Temo que chegará o momento em que não mais poderei proteger a floresta, as vidas silvestres que aqui vivem livres desde que me conheço por gente.  Isto me angustia.