domingo, 28 de novembro de 2021

CRÔNICA DO MÉDICO E ESCRITOR FRANKLIN CUNHA




OS INGLESES E SUAS FAÇANHAS COLONIAIS CANTADAS EM PROSA E VERSO POR FAMOSOS INTELECTUAIS

 

" Lá longe, do outro lado do mar, temos umas quantas pessoas da raça negra às quais deixamos demasiadamente livres. Sentados com seus formosos focinhos  - que chegam até as orelhas – cravados em abóboras , bebendo a polpa e o doce suco., com os incisivos dispostos para qualquer tarefa nova... afinal as abóboras são tão baratas  como a grama nesses climas exuberantes. Enquanto isso  a cana de açúcar apodrece sem ser colhida porque não se pode contar mão de obra, afinal as abóboras são tão abaratas  ... e os belos negros , sentados , com as abóboras até as orelhas  e os patéticos homens brancos aí sentados sem uma única batata para comer.

Thomas Carlyle (1795-1881), o celebrado escritor, autor da famosa obra literária Sartor Resartus  é o autor dessas linhas.

Em outros textos ele também afirmou que "A democracia é o caos povoado de urnas eleitorais", afirmação que alguns autores afirmam se constituir na base ideológica do nazismo..

Em 1865 o governador britânico da Jamaica, E.J. Eyre, comandou um massacre de negros, em retaliação ao assassinato de alguns brancos. O fato revelou a muitos ingleses as injustiças e os horrores de vida colonial. A discussão subsequente envolveu personalidades públicas famosas, tanto favoráveis a Eyre (Ruskin, Carlyle, Arnold) com suas declaração da lei marcial e massacre dos negros  jamaicanos, como contrários a ele (Stuart Mill, Thomas Huxley). Muitos "massacres administrativos" ocorreram nas colônias inglesas de todos os continentes. Nas palavras de um historiador " a Grã-Bretanha consegui manter a distinção 

 entre a verdade para o interior do país ( menos para a Irlanda), e a autoridade imperial para o exterior que ele define como " repressão e terror". 

Um outro venerado escritor inglês foi Rudyard Kipling ( 1865-1930), laureado com o Nobel de literatura  em 1907. No entanto, nas palavras de George Orweell ele foio um "profeta do imperialismo britânico".[ Muitos viam preconceito e militarismo em suas obras principalmente quando se sabe que seu divulgadíssimo e sempre recitado poema If (Se é símbolo dos Cadetes da Academia da Força Aérea Britânica.

Para quem não conhece a obra de Kipling,  de apoio ao imperialismo britânico aos massacres dos nacionalistas das colônias,  tomadas à força, as controvérsias sobre esses temas perduram até hoje em seu acervo literário.

A história do aguadeiro Gunga Din, a serviço de  uma guarnição militar inglesa, nos emocionava ao vermos esse pobre indiano soprando um clarim e despertar os soldados de Sua Majestade num momento em que alguns andrajosos guerrilheiros  indianos  tentavam, à noite, assaltar um forte inglês, E ao vermos o filme baseado no livro, torcíamos para os ingleses que  com o ato heroico de Gunga Din, liquidaram a tiros com os patriotas indianos.

E a Família Real sempre se locupletou, sem arriscar seu pelo, com todas essas façanhas da nobre estirpe de políticos, generais e almirantes da velha Albion.

E na St. Paul Cathedral de Londres, os Almirantes, Generais e escritores  que dizimaram povos coloniais e glorificaram  e enriqueceram a Grã Bretanha ( e a Família Real) ,lá estão enterrados e homenageados com belas e brilhantes placas de ouro e prata, extraídos do solo (e do sangue)de suas conquistas territoriais.

 

Franklin Cunha

Médico

Membro da Academia Rio-Grandense de Letras

.