quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

O BRASIL NÃO SE ´PREPAROU

 Só se viajando a Europa ou lá morando é que se tem uma idéia de como o relho está nos pegando. 

A diplomacia do Brasil era muito apreciada décadas atrás. As coisas começaram a se complicar quando na Europa se propalava que estávamos praticando  genocídio contra os índios  brasileiros. Os yankees pegavam mais leve porque foi um horror o que fizeram séculos atrás com os índios. Quem, acima dos sessenta anos , não se recorda dos filmes em que apareciam os brancos colonizadores matando os índios impiedosamente e eu e meus amigos sapateando ruidosamente de alegria que os índios levavam bala e bala dos brancos?

Enquanto isso, nossa querida chanceler Angela Merkel fica num silêncio ensurdecedor e volta e meia critica as “péssimas práticas” do Brasil em matéria de preservação da natureza.

Mas a nossa  Alemanha pega mais leve pois ainda lhe doem  nas costas os laçaços  que tomou nas duas recentes guerras.

O Putin, de quem nosso presidente tanto gosta, está mais quieto que cusco na canoa. 

Já o preclaro Benjamin Netanyahu, além de suas bombas nucleares, que nega, mas tem, apressou-se e já tem a vacina. Ou seja, não ficou crendo ou descrendo da vacina: foi prático e a desenvolveu. Assim sendo,  em breve todos estarão vacinados por lá.

Enquanto se pesquisava freneticamente em outros países , ficamos deitados em berço esplêndido, perdendo tempo discutindo se a vacina seria ou não obrigatória.

Não bastasse tudo isso, essa comédia bufa inicial de mandar um avião à Índia para buscar vacinas em volume que mal dá para uma cidade média.Tiveram que fazer o avião dar marcha a ré.


Depois veio o vexame e a tragédia dos tubos de oxigênio . “Oras bolas”, como gosta de dizer nosso ilustre presidente, não dava para prever isso? Não é isso que fazemos em casa com os botijões de gás? Se temos dois, um secou, vamos esperar que o outro também fique vazio? 

Agora vem o patético. Governadores e o presidente querem chegar na frente na distribuição das vacinas. Não há nada harmônico ou concatenado. Nosso governador, ante todo esse caos, já está se movendo para o nosso estado comprar diretamente a vacina. E o nosso presidente que desdenhava da vacina agora muda de opinião.

Não há harmonia nem nada; há uma corrida eleitoral absolutamente a destempo.

Pergunta que não quer calar: a compra das vacinas vai ser exclusividade do SUS ou do poder público, qualquer que seja seu nível? Sempre recorri às clínicas particulares para me vacinar, pagando do meu bolso. 

É o que me parece justo, ainda mais que o SUS poderia   receber uma parte do preço pago à clínica.