terça-feira, 11 de abril de 2017

AS CHINELAGENS DA GLOBO. E AS OBSERVAÇÕS PERTINENTES DE UMA JUIZA E DE UM JOVEM JORNALISTA DE SANTIAGO RS


POR JOÃO LEMES - DO JORNAL EXPRESSO ILUSTRADO E DO SITE NOVA PAUTA

Baixaria na TV:

Culpa da Globo ou do governo?

 Roberta Araújo é juíza federal do Trabalho e publicou questionamento sobre as contradições da Globo por afastar o ator José Mayer por assédio, e o apresentador Otaviano Costa por “rir de atitude machista no BBB”.

“Queridas, antes de divulgar e exultar com a postura da Globo em ‘punir’ José Mayer por assédio ou afastar Otaviano Costa por rir de atitude machista, lembrem-se de que foi a Globo que universalizou entre nós a cobiça por Anita, apresentada como uma ‘ninfeta’ ousada que seduzia um homem casado e com idade de ser seu pai.”

 

Ela lembrou de outras várias novelas em que filha pega marido da mãe, e que várias mulheres ficam com o mesmo homem sem se incomodar, entre outras barbaridades imorais. Eu, e acredito que nem a juíza, apoiam a atitude de José Mayer muito menos a do apresentador. Entretanto, é bom ver o restante:

 

Seguiu a juíza: “A emissora ‘repudia qualquer forma de desrespeito, violência ou preconceito’, mas nos considera alienadas para outros casos. A Globo coisifica as mulheres, naturaliza a violência, os abusos e assédios, incentiva o desrespeito, ridiculariza o papel e a posição da mulher e subalterna nossa dignidade”.

 

Agora digo eu: só pra lembrar: a Constituição diz que as rádios e TVs são concessões e, como tal, devem publicar notícias, cultura e entretenimento e vez de publicar sacanagem no horário nobre. Falo das moçoilas num esfrega-esfrega que dá medo na novela das 6 ou das 7. Também não pode cobrar dos evangélicos e dar espaço de graça aos católicos entre outras façanhas.

E aí, alguém tem coragem de cassar alguma concessão? Então a culpa é do governo, mais uma vez.