De São Paulo recebo essa missiva elétrica
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Ruy...muito bom... acho que esse trem aí..vinha de Porto
Alegre e ia até Uruguaiana. Cheguei a fazer uma viagem dessas ..que coisa
fantástica...( como dizia o poeta " uma das coisas mais lindas que Deus
pôs na terra, foi o apito de trem". Me recordo das paradas nas cidades,
uma delas em Santa Maria ( quando vila chamava Santa Maria da Boca do
Monte). Quando dessa viagem acho que o trem no estado já estava dando seus
últimos "apitos" pois o Brasil optou por abrir estradas e mais
estradas e praticamente dizimou a história da linha férrea em todo o País.
Naqueles tempos o trem teve importância fundamental no progresso de todo
o estado. Em especial na região central pois Santa Maria passou a ser o polo
mais importante no que se referia a linhas férreas no estado do Rio Grande do
Sul. Ali, por ser o centro, como dizem os gaúchos, o coração do Rio Grande do
Sul, a estação de Santa Maria era o mais importante tronco ferroviário de todo
o estado. Ali cruzava a linha Porto Alegre-Uruguaiana, troncos com Cacequi, Rio
Grande, Marcelino Ramos, e ligava a região nordeste ( ali pra Julio de
Castilhos, Tupanciretã, Ijui e Santo Ângelo nas missões. Santa Maria era a sede
da Compangnie Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil,(que nome
romântico, hein?) empresa francesa que administrava desde 1898 toda a
rede ferroviária no estado do Rio Grande do Sul. Eram trens de carga que
levavam produtos da região, trens de passageiros que transportavam gente
para todos os lados do estado e também para São Paulo e Rio de Janeiro. O movimento
na estação de Santa Maria era intenso praticamente todos os dias da
semana por ali transitando passageiros de chegada e partida. Vendedores de
todas as partes do país, chegavam e partiam fazendo negócios da mais alta
importância o que trouxe progresso muito rápido a Santa Maria e região. Acho
que hoje o que restou foi algum trilho enferrujado, algumas máquinas e vagões
recuperados para museu, a estação linda e que é berço de muitas e muitas
histórias,como Museu da cidade ou Centro Cultural. Esse na verdade é o retrato
da história do trem por todo esse Brasil. Abraço, Ivanhoé.