domingo, 30 de setembro de 2012

MEUS CANDIDATOS EM XANGRI LA



 
PARA PREFEITO
CILON
 
CILON trabalhou no Banrisul onde foi aposentado.

Já foi Vice Prefeito na gestão CESAR BASSANI.

Administração austera.
 
PARA VEREADORA
 
 

BEBEL

 

Vereadora

 

12.345

MEUS CANDIDATOS EM UNISTALDA



Hoje inicio divulgando minhas preferências eleitorais nos meus municípios-afeto.
Como há muitos que gostam de saber minha opinião, começo com Unistalda.
PARA PREFEITO E VICE
DR. RIBEIRO PP E DR ANTOLINI PT  11

PARA VEREADOR
"CI" -   13113 PT

AINDA A BAGUNÇA EM XANGRI LA - MAIL DE LOEFFLER

Essas festas ocorrem já faz oito anos. Todas as melhorias que são vistas em ruas e avenidas são feitas por loteadores e eventualmente com repasses da União. O orçamento se destina ao pagamento da folha e à aquisição de uma enorme frota de carros de luxo. A Escola Municipal de ensino Fundamental foi fechada ano passado e seus alunos deslocados a um salão de bailes de 800 m² no meio do mato, ou seja, no parque dos bombachudos. Para tal esse sujeito que ocupa a cadeira de Prefeito adquiriu divisórias ao custo de 18 mil reais, hoje jogadas num canto. Esse ano as crianças voltaram à Escola e com as reformas em curso que irão custar ao contribuinte mais do que uma nova escola, houve remoção do telhado resultando que em certo dia as crianças foram corridas de suas salas de aula devido a uma bendita enxurrada que caiu.
Em fevereiro do ano passado esse sujeito (pobre quando bota a mão em dinheiro esnoba) comprou ao seu uso, ou seja, para lotar no Gabinete uma CAPTIVA que custou a nós contribuintes apenas 95 mil reais.
Não havia e não há fiscalização na cidade a menos e o sujeito não lhe seja simpático. Quando o Vereador Lauro Jardim inventou acrescer mais um pavimento no prédio do Legislativo o que a lei vigente não permitia houve a necessidade de que fosse reforçada a estrutura do prédio. Ele como prefeito e no exercício da autoridade de polícia administrativa que a lei lhe confere embargou TAL REFORMA. Foram removidas as janelas e o terceiro pavimento transformou-se da noite para o dia em apenas um sótão. Embargada a obra sua OBRIGAÇÃO imediata deveria ser a propositura de uma Ação Demolitória, mas ele não o fez. Assim ele tem o controle do Legislativo.
Há apenas UM VEREADOR DE OPOSIÇÃO, pois os outros cinco eleitos foram cooptados.
Ano passado aqui no blog escrevi essa festa dos motoqueiros. Alguns veranistas com imóveis no entorno da Praça comentaram aqui no blog sua inconformidade. Em razão disto foram ao MP. O Promotor Marcelo Simões um jovem e digno profissional chamou o prefeito com a intenção de firmar com o mesmo um TAC para que essas festas todas fossem realizadas no Parque de Eventos. Como tal parque se destina ao lazer desse sujeito e até mesmo a criação de gado ele não aceitou.
O MP de tudo sabe, mas ignora. Faz já algum tempo que cobrei providências ao MP pelo fato de esse prefeito haver colocado tachões como se fossem redutores de velocidade, procedimento vedado por Resolução do CONTRAN. Uma Promotora que havia na Comarca me deu “uma volta” afirmando que a ele assistia razão. Quando da saída da referida Promotora renovei meu pedido ao sucessor dela e a resposta foi a mesma, ou seja, me deram mais uma vez “uma volta”.
Inconformado, pois não sou uma criança para ser tratado como tal levei minha indignação à Corregedoria do MP em nossa Capital. Confesso que ao ingressar lá senti mesmo vergonha no nosso TJ, tal a grandeza das instalações que estava vendo com meus próprios olhos, me perdoem o suo do pleonasmo. Dias depois recebi Ofício assinado pelo Dr. Amando Lotti, Corregedor do MP, informando-me que aos Promotores cabe decidir.
Considerando que o MP vem se comportando como se UM PODER DE ESTADO fosse, o que não é, decidi retornar à nossa casa em Taquara, no vizinho país chamado Brasil onde o MP é DURÃO. Lá em Taquara o Prefeito abusado como este daqui adotou igual procedimento à contenção do excesso de velocidade de veículos e o MP DURÃO do meu querido país moveu uma ACP na qual um magistrado do meu glorioso BRASIL DETERMINOU A RETIRARDA IMEDIATA DOS TAIS “TACHÕES” DAS VIAS PUBLICAS. Confesso que não sei se já houve sentença.
Ano passado o senhor Grizotti numa dessas matérias sensacionalistas e nocivas ao interesse que a RBS costuma fazer e que em nada contribuem à moralidade, usou DEPENDENCIAS DE NOSSA PREFEITURLA ondo “armou” aos vendedores de pardais. Isto é de conhecimento público e ninguém faz nada, nem mesmo o MP. Perdoem-me os meus poucos leitores, mas faço este desabafo vez que não acredito que essa cidade um dia possa ser reintegrada ao meu BRASIL.
Quanto a candidatos ao cargo de Prefeito, dos três o único que merece meu crédito ao é senhor CILON SILVEIRA, que foi Vice Prefeito que na sóbria e HONESTA administração que antecedeu esse DESASTRE QUE JÁ DURA OITO ANOS e na qual apenas um veículo foi adquirido contra DEZENAS da atual administração que já joga nosso dinheiro pela janela faz oito longos anos.
A minha candidata à Câmara Municipal é a arquiteta BEBEL, do mesmo partido do senhor CILON SILVIERA.
Precisamos colocar gente qualificada e não esses que nem mesmo sabem ler com desenvoltura. Ali ouvi nos últimos oito anos coisas de arrepiar os cabelos mesmo não os tendo mais. Ouvi ser lido CORDIOSAMENTE ao invés de cordialmente. Ouvi ser lido HUMANIDADE ao invés de unanimidade. 
O senhor CILON SILVEIRA é dos três candidatos o ÚNICO que nos serve. Os outros dois não merecem minha confiança. Um deles ousou me processar, mas depois “arrependeu-se” e correu ao Foro retirando o processo. Quanto aos outros dois candidatos a Prefeito ouso dizer que se MERECEM.
Encerro por aqui, pois se continuar desgasto demais o teclado tal o número de barbaridades que venho observando ao longo desses últimos oito anos."



ATLÂNTIDA E XANGRI LA CONHECERAM O CAOS ONTEM

O primeiro sinal de mau agouro aconteceu quando eu estava sentado no alpendre do Galeto by Regis ali na av. central de Atlântida, preparando-me para degustar o melhor galeto e a melhor ilha de saladas do mundo, Ouço algo parecido com um terremoto de 800 graus na escala Richter. Eram poderosas motos correndo a 120 kms na av. central.
A av. Paraguaçu estava  invadida, em uma das pistas, por um toldo, debaixo do qual havia quinquilharias, motos e restos de plásticos e latas.
Voltei correndo para meu refúgio, tranquei portas, janelas e postigos. Liguei em volume alto meu som, o que foi pouco para abafar o ronco das motos, acelerando em ponto morto toda a tarde e toda a noite.
Nossa, senhor Prefeito. será que isso teve o apoio do senhor? Trazer uma choldra de desordeiros para um lugar tão lindo? e ainda com dinheiro público? Bah, se isso é fora do verão, o que vai ser de nós na alta estação?
Senhor Loeffler, por favor, nos indique quem é o menos pior candidato a prefeito de xangri La.
Atenção senhores da Brigada Militar: pode isso que eles fizeram ontem à noite?
Alô Ministério Público de Capão da Canoa:  vamos dar uma olhada nisso?
( menos mal que a praga dos carros com som alto ainda não chegou aqui, o que seria muita cafonicce para um Balneário top of mind como o nosso)

sábado, 29 de setembro de 2012

NÃO ADIANTA, N O BRASIL ESTÁ TUDO MEIO NIVELADO POR BAIXO

Putz e eu achava que a mutreta só campeasse solta em outras plagas... mas vejo que me engano.
Até na cândida Lajeado, ali no vale do Taquari, parece que as coisas não vão bem.
Olhem o que escreve a gloriosa Laura Merten:
 
A imagem captada pelo fotógrafo lajeadense, Caco Konzen, e surrupiada do feicibuki, é metafórica e propõe várias leituras. A cidade não é nada na sua pequenez. A cidade e um reflexo das nossas neuroses e mesquinharias. Ou das nossas ambições. O concreto não é nada se comparado com as forças da natureza. A cidade numa redoma, abafada por corrupções de todos setores. Ou a cidade protegida por uma redoma onde não é permitido dizer o que se pensa sem que as liderança saquem suas ameaças. Uma cidade tão provinciana e tão sem consciência e política ambiental, que dá as costas para o rio e para sua própria história. Uma cidade sem compromisso com o bem estar da sociedade que só pensa em erguer prédios, fazer loteamentos e derrubar arvores. E um povo sem voz, sem ética responsável. Lajeado, uma cidade sem identidade, tão sufocante que cabe em uma gota d'água do cotidiano.
 
ehehehee, não é só na tua cidade, caro leitor....
 

NO MEU DIVINO REFÚGIO PRAIANO





Não que reclame do trabalho.
Mas minha vida, nos ultimos 15 dias foi um sufoco. Acumularam-se as audiências e as reuniões e houve o Grande Remate da Pec. Gessinger.
Deixem eu explicar que a preparação de um Remate  particular começa ao menos 3 meses antes. É preciso ver quantos animais, qual a data e qual o local.
Nós decidimos levar 250 animais. Mas o que levar? vacas com cria?, vacas prenhes? vacas vazias? novilhas? terneiros?
O que o mercado está pedindo?
Depois  há que se lotear esses animais por raça, pelagem, peso.
Chega o dia de levar os animais ao Parque. Foram dezesseis viagens com aquelas enormes carretas.
Preparação do  churrasco, recepção aos visitantes.
E o remate  é algo muito misterioso. Às vezes os compradores se retraem e é preciso agir rápido, permitindo lances abaixo do esperado ou alargando o prazo, na esperança de que o valor suba. Às vezes pára no primeiro lance e aí é " azar do Waldemar"
Fomos bem, mas deixei parte do  meu pelego no arame.
Ontem, até ao meio dia trabalhei no escritório.
E me toquei para cá.
Estou só ouvindo música e caminhando.
Ontem deitei 8,30 da noite e acordei super refeito 5 da manhã.
O tempo está  num maravilhoso plúmbeo, adoro os dias nublados e frios, com os pássaros trinando suavemente.
A gente tem que ir atrás da felicidade.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

PECUÁRIA GESSINGER NA FEIRA DE BOSSOROCA

Bossoroca é uma praça louca de boa. Pessoal bom pagador e sério.
Não pude ir, estou cheio de coisas para fazer em P. Alegre,
Mandei o Luiz César e seus secretários.
Saiu agora o julgamento dos ovinos ILE DE FRANCE:

GRANDE CAMPEÃO MACHOS - PECUÁRIA GESSINGER tatuagem 231
RESERVADA  DE GRANDE CAMPEà FÊMEAS - PECUÁRIA GESSINGER  TA.254.
Fotos mais tarde.

PREVIDI QUER ME MATAR

De carinho, é claro.
Olha o que ele postou no seu blog:

EL CUMPLEAÑOS DE RUY GESSINGER!!

Cara de brabo o Ruy, né?
Nada disso. Ontem o Ruy estava exultante.
Ele comemorou seu aniversário na Montana Grill, reunindo um bom número de amigos. E, claro, a Maristela e o caçula Rudolf.
Como não iria ao almoço? O Ruy só tem amigos bambambã e eu convidado!! Mesmo bombardeado - como sempre, um bichinho resolveu entrar no meu pé e estou tomando uma antibiótico em que os efeitos colaterais são muito maiores do que as indicações - cheguei lá ao meio dia.
Posso esquecer alguém, mas estavam lá o desembargador Marcelo Bandeira Pereira, presidente do Tribunal de Justiça; desembargador Guinther Spode, 1º vice-presidente do TJ e esposa Elaine, desembargador Carlos Rafael dos Santos, Milton Machado (Aspecir), Paulo Sérgio Pinto e esposa Aurinha, Jorge Amaral, Francisco Swaroski, Gerson Silveira, Wilson Garcia (Grupo NAP), Aires Brito, Fábio Gomes, Aldo Giulian, Vanir Rothen, Rogério Mendelski e Jorge Loeffler.
É mole?
--
Conheci o Ruy de forma inusitada.
Num daqueles dias em que não tinha muito o que fazer resolvi conferir o nome de cidades gaúchas. Especialmente aqueles nomes estranhos. Tipo Mata Leitão - tenho um amigão chamado Augusto Sérgio Leitão que diz que jamais vai passar perto dessa cidade. Lá pelas tantas encontrei "Unistalda". Bah, fui conferir a razão do nome e fiz umas brincadeiras. Se arrependimento matasse... O Ruy me deu uma chamada e o pessoal de lá ficou furioso!!
Evidente que dei vários passos pra trás e consegui reverter a possibilidade de levar um pau dos unistaldenses.
Sabia quem era o Ruy, claro. No entanto, não tinha a menor ideia da sua relação com a cidade - lá está a Pecuária Gessinger.
Pra não me alongar ficamos amigos e vez que outra nos encontramos nos debates do Pampa Boa Noite. E conversamos muito por e-mail. E inclusive qualquer dia vou conhecer a Pecuária Gessinger.
--
Aí quem não conhece o Ruy Gessinger pode pensar: Pô, o cara é desembargador aposentado, tem um poderoso escritório de advocacia, a Pecuária, leva um vidão e como não vai ser feliz.
Santa ingenuidade!
Conheço inúmeros milionários que são tristes, infelizes, uns caras que não sabem nem sorrir.
O Ruy não é nada disso.
Leva um vidão e é um cara muito feliz - basta acompanhá-lo no http://ruygessinger.blogspot.com.br/.
Tem um coração enorme. Um cara simples, que sabe aproveitar o que a vida tem de bom.
--
Sinto-me muito feliz em estar na sua relação de amigos.
--
VIVA O RUY!!
---------------------------------
Digo eu, agora, o Ruy:
Para completar o Paulo Sérgio e o Mendelski não param de falar no convescote nas TVs e na Rádio. . Eles me preparam cada uma..

PAMPA DEBATES HOJE NA TV



Às 17,30. Muito debate e humor.  Acabamos de gravar, com a comando de Paulo Sérgio e participação de Antonio Baldi, Francisco Marshall, Vieira da Cunha e eu.
Espero vocês no canal 4.

DESCULPAS -POR ASTOR WARTCHOW


Tempo de pedir desculpas

 

Em alguns momentos de nossas vidas, todos nós já falamos “coisas” inconvenientes, inapropriadas e incorretas ao outro. Deliberadamente ou não, provavelmente até mesmo ofendemos o trabalho e a inteligência alheia. Afinal, sempre foi mais fácil ironizar, criticar e acusar. E até de dedo em riste.

Tirante os evidentes casos de pura maldade e provocação, regra geral realizamos esses atos investidos de nossas “convicções e certezas”. De boa fé.  Compreensível.

Difícil - sempre foi e continua sendo – é pedir desculpas pelos equívocos e excessos. Mas chega um momento em que superamos essa dificuldade e, finalmente, pedimos desculpas. Um modo gentil e educado de reconhecer os momentos, as oportunidades (ou falta de) e as razões do outro.

Assim sendo, o que já conseguimos realizar no âmbito pessoal, deveríamos realizar no âmbito das “coisas” públicas. Creio que é chegada a hora de isso ocorrer também na área político-ideológica.

É verdade que - no campo das correntes ideológicas - ainda não superamos graves diferenças e equívocos conceituais (ainda argüidos retoricamente nas disputas eleitorais) comprovadamente falidos e sepultados, como bem demonstram experiências de outros povos.

Mas nem vou muito longe no tempo e na história das ideologias. A título de exemplo, fico com experiências recentes e brasileiras. Fim de reservas de mercado, privatizações de bens e serviços públicos e leis especiais (como a de Responsabilidade Fiscal) confirmaram a hierarquia e eficácia de princípios fiscais e econômicos sobre a vontade pessoal e a ideologia política.  

E ainda nem conversamos sobre a importância de créditos e financiamentos internacionais, superávit primário e tecnologia de transgênicos em tempos de exportações de commodities agrícolas.

É a hierarquia dos mesmos princípios gerais econômicos que impedem e limitam gastos públicos em recursos humanos, serviços e obras públicas. Aquilo que “o outro (no poder)” não fez! Inação o suficiente para que o rotulássemos como “sem vontade política de fazer!”

Nem vou me reportar aos pecados humanos e capitais que seduziram notórios companheiros em descaminho, a exemplo de apropriações indébitas, corrupção, fisiologismo e “consultorias”.

Ou outras gritantes contradições, a exemplo de políticas públicas daquilo que sempre nomeamos como nefasto, tais como esmolas populares, financiamentos privados com dinheiro público, aparelhamento de órgãos estatais e loteamento de fundos de pensão, alianças espúrias, e, vejam só!, aplausos e homenagens a judicialmente processados camaradas.

E agora, companheiro, o que dizer sobre a incapacidade reinante e predominante que faz desabar sobre nossos ombros as mesmas pechas político-ideológicas de ontem e d’o outro?  

Honestamente, creio que um bom começo de conversa é pedir desculpas!  

 

 

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

FOI SUPIMPA O ALMOÇO DO MEU NIVER




O local não poderia ser melhor: o Montana Grill, ali na frente do Beira Rio. Presenças muito queridas:
o des. Marcelo Bandeira Pereira, presidente do Tribunal de Justiça; des. Guinther Spode, 1. vice-presidente do TJ e esposa Elaine, des. Carlos Rafael dos Santos, Milton Machado ( Aspecir), Paulo Sérgio Pinto e esposa Aurinha, dr. Jorge Amaral, dr. Francisco Swaroski, dr. Gerson Silveira, Wilson Garcia ( Grupo NAP), Aires Brito, dr. Fábio Gomes, José Luiz Previdi, Aldo Giulian, Vanir Rothen, Rogério Mendelski e Jorge Loeffler. Além, é claro, do Rudolf e da Maristela.

O TEMPO, OS AMIGOS E OS INIMIGOS

O tempo é inexorável e ninguém o ataca.
Hoje, uma data importante para mim, olho para trás e só tenho a agradecer a Deus.
Venho de uma família pluricentenária, sei quem são meus antepassados desde 1730, tenho raízes fortes. Não tomo remédios, durmo bem.
Tive até aqui uma vida realmente boa, estudei nos melhores colégios e na melhor Faculdade de Direito do mundo que é a da UFRGS.  Cumpri a missão quase divina de ser juiz.
Nada disso teria acontecido se não fossem tantas pessoas que me ajudaram na vida. Sem família e sem amigos não se é nada.
Infelizmente colecionei alguns poucos inimigos durante meu existir.
E de alguns também fui inimigo, mas os combati de frente, olho no olho. A um deles pedi desculpa em plena sessão de julgamento.
Hoje posso até ter algum inimigo, mas eu não sou inimigo deles.
Planando na fase gris da vida vou me esforçar para não magoar ninguém.
E passarei a celebrar, mais e mais, a vida.
E a maior celebração é continuar trabalhando e procurando ser útil até que as Valquírias venham me levar para o Walhalla.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

OKTOBER - E SEGUE A POLÊMICA


 
rogowski de sampa mete a colher....
 
 
Meus amigos, tenho acompanhado aqui de São Paulo conforme prometi, os debates travados no seio de nossa confraria, e, embora tendo prometido a mim mesmo não me envolver até o meu regresso, contudo, a saudade é tanta que, rapidamente, vou dar o meu pitaco nessa discussão, podendo complementá-la depois, amanhã já deverei estar por aí se Deu quiser.

O que vem ocorrendo com a oktoberfest não é um caso isolado, estamos vivenciando em nível nacional a decadência e mercantilização das festas populares.

Hodiernamente tudo gira em torno do lucro, não entro no mérito, apenas relato um fato inconteste, trata-se do consumismo cultural que leva à decadência dos espaços culturais legítimos.

A “cultura” dirigida para o consumo esgota-se no próprio consumo, pois, deixa de ser fruto da autêntica expressão da cultura local para se tornar um “produto” a ser consumido, e, portanto, palatável ao gosto das massas, objetivando unicamente a fluência de público e sucesso de bilheteria.

O fenômeno não é recente, já era conhecido da Escola de Frankfurt, expoente da Filosofia Alemã, que tecia críticas a ‘indústria cultural’ e ‘cultura de massa’, uma cultura de consumo que segue uma estratégia de venda conformada aos desejos de distração do “povão”, porque para a oferta cultural ser lucrativa, baixa-se o nível da oferta em vez de se tentar elevar o nível da procura, satisfazendo as massas, mas provocando apatia cultural, o empobrecimento racional e estético e a paulatina decadência e degradação dos verdadeiros valores culturais, morais e éticos que têm em cada comunidade como base de sustentação os usos e costumes que de tão importantes, são considerados até mesmo como fontes do direito no mundo jurídico, assim como o são as leis.
A degradação cultural com o objetivo de lucro e sucesso de público, em longo prazo é um “tiro no pé”!
Abraços

Rogowski
--
João-Francisco Rogowski
https://twitter.com/dr_rogowski

AINDA A OKTOBER - POR LISSI BENDER


Santa Cruz inaugurou a segunda fase de imigração alemã no RS. Foi a primeira colonização promovida pelo governo do Estado. Ostenta um lugar de destaque na  trajetória alemã  aqui no sul. Nossa Oktoberfest é a maior festa germânica do RS. É um momento ápice para nossa região celebrar e colocar na vitrine a cultura que a originou e todos os bens culturais advindos dessa presença e presentes entre nós. Defendo-a como meio de construir pontes com a Alemanha de hoje, defendo-a como momento crucial para a região mostrar o que tem de bom e diverso de outras regiões. Defendo-a como vitrine para promover o progresso local e regional, em que elementos e bens culturais (música, canto, culinária, dança, língua, etc.) e seus promotores daqui possam mostrar o que a região tem a oferecer ao mundo.
Por isso não consigo abençoar a forma como se a organiza: traz-se elementos de fora (axé,  pagode, samba, sertanojo etc.) para    na festa brilharem quando seria hora de colocar os holofotes sobre o que é nosso para brilhar. Defendo a festa como forma de construção de um progresso de dentro para fora, como forma de  atrair e construir intercâmbios culturais, turísticos e econômicos com países de língua alemã que, aliás, é  também  língua regional nossa.

Lissi Bender

 
Professora de Leitura e Produção de Textos; Língua, Literatura e Cultura Alemã, Subchefe do Dep. de Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

A PROPÓSITO DAS ' FESTAS' MUNICIPAIS, VEJAM O QUE ESCREVE PREVIDI

TEM MUTRETA NESSAS FESTAS!!
AH, PODE APOSTAR QUE TEM!!!!!



São muitas as festas que acontecem todos os anos aqui no RS.
Tudo que é tipo.
Há uns anos pensei em fazer, na Cidade Baixa de Porto Alegre, a Festa Nacional do Xis - aqui, é assim que se escreve cheeseburger. Simples: barraquinhas e mais barraquinhas, numa área da Redenção. Sempre acreditei que ganharia muito dinheiro. Como nas demais festas, conseguiria uma grana do Governo do Estado, da Prefeitura e, quem sabe, alguma coisa do Governo federal. E, para atrair público, contrataria "shows nacionais" para todas as noites do evento. Sucesso de público e uma grana muito legal no bolso.
--
Claro que isso aí em cima é um exercício de como funcionam essas picaretagens.
Podem ter exceções, mas ninguém vai querer me convencer que todas essas Festas visam a satisfação da população. Essas festas e aquelas "coberturas jornalísticas" no inverno e no verão.
Já pensei até em alugar um espaço em uma TV e/ou rádio para, no inverno, conseguir uma Prefeitura na Serra que banque uma grana legal; no verão, conseguia uma Prefeitura do Litoral Norte, que me garantisse um veraneio tranquilo.
Hahahahaha!!!
Vocês têm ideia do que custa a transmissão de um programa de TV, "diretamente das areias da praia X"?
São milhares e milhares de reais, pagos à vista.
--
Agora, vamos à mutreta.
O "administrador municipal" realiza a tal Festa. E contrata a famosa dupla sertaneja Atleta e Treinador, "milhões de CDs vendidos em todo o país e participante fixo do programa Sertanejos do Amor". Paga uma barbadinha - 250 mil reais. Podem ter certeza, Atleta e Treinador devem ficar com 80, 100 mil reais. No máximo!! O restante fica "para as crianças pobres da cidade".
Uma Prefeitura paga 100, 150 mil reais para transmitir um programa de TV de uma hora.
Não tenho ideia de quanto é pago de pedágio para os "administradores".
Mas, podem apostar, pagam!!
--
Já tinha começado a escrever este texto quando recebo um post do Ruy Gessinger, do http://ruygessinger.blogspot.com.br/.
Olha só:

POLÊMICA EM SANTA CRUZ - OS RUMOS DA OKTOBERFEST

Acho muito salutar quando nas cidades existem vozes críticas. Isso ajuda a realinhar rumos. Não é por nada que Santa Cruz é o que é.
Vamos ao texto de ASTOR WARTCHOW


Oktoberfest ?

 

Um amigo pessoal, inteligente e “viajado”, sempre piadista, cáustico e irônico, dizia que bastava conhecer uma festa popular do interior para saber como seriam as demais. Pura verdade.

O tema e a idéia do artigo me ocorreu ao conhecer a relação das atrações nacionais da próxima Oktoberfest de Santa Cruz do Sul. Bandas de música popular brasileira, roqueiros especialmente, mas também pagodeiros e as clássicas duplas de música sertaneja.

Sem nenhuma pretensão de julgamento ou caracterização de preconceito musical, não parecem ser opções que guardem alguma relação objetiva com uma festa e cultura típica que se pretende seja o centro e a razão da respectiva festa.

Máximo Gorki (1868-1936), poeta e romancista russo, já dizia que “se queres ser universal, fale de tua aldeia”. O também russo Anton Tchekow (1860-1904), médico e escritor, disse algo parecido: “canta a tua aldeia e cantarás ao mundo”.

Há quem diga que essas frases teriam tido inspiração em reflexões do grande filósofo alemão Immanuel Kant (1724-1804), que, reza a lenda, nunca teria saído de sua então pequena cidade Königsberg. Mas Kant tornou-se universal.

Até parece que os três escritores estavam dotados de poderes premonitórios e adivinhatórios. Como se já soubessem que o mundo caminhava para a globalização dos negócios e uma pasteurização e padronização sem limites dos hábitos e comportamento humano. 

Como se soubessem que era o momento de destacar o valor das coisas locais, das próprias origens, dos costumes, dos idiomas, dos hábitos, de suas idéias, entre outros aspectos, isso que popular e costumeiramente chamamos de cultura de um povo.

Naturalmente, não preciso falar sobre as origens históricas de povoação e cultura, sobre o que significa a “oktoberfest” e sobre o que se pretenderia com tais iniciativas, ditas de viés sócio-cultural.

Mas observada a prática organizativa e festiva, ano após ano, e, principalmente, o mencionado rol de atrações, cabe perguntar: o que realmente se pretende?

Bater recordes de público e arrecadação, fazer o máximo de shows populares, tornar o município conhecido no mapa estadual, nacional e, quiçá, mundial, fazer muita festa e beber muita cerveja e chope (e quem sabe obter um recorde de consumo em litragem), lotar hotéis e arrecadar tributos, divulgar e vender produtos da indústria local? É isso, mais ou menos? Resumindo, um “festão” para todos os gostos, uma geléia geral? Repito, para quê?

Mas não é, e não deveria ser, uma festa típica, quem tem objetivos muito particulares, especialmente o enaltecimento de uma cultura local e histórica?

Em resumo, e relembrando a introdução e as reflexões dos mencionados escritores, não seria algo para destacar “nossa aldeia e nosso povo”?  Transformar em atração turística, destacar, iluminar e festejar aquilo que realmente é um diferencial histórico no estado e no Brasil? 
......................................................................
 
Mais tarde publicarei um texto da professora universitária Lissi Bender.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

NAS GRANDES CIDADES A TV DECIDE A ELEIÇÃO

Estou convencido disso.
Antes, queria dizer que nas cidades pequenas os partidos tem um apelo quase clubístico. As pessoas são deste ou aquele partido como quem é gremista ou colorado.
E, é claro, há sempre as amebas que querem um osso.
Meu piá Rudolf, de 16 anos, há dias e dias vem  assistindo aos programas eleitorais. Ele vota aqui em P. Alegre.
De largada ele tinha sua preferência para a majoritária.
Ontem ele irrompeu na minha sala aqui em casa dizendo:
- pai, mudei meu voto.
E explicou-me por que. Do cotejo do que ele viu e ouviu na TV ocorreu sua decisão.
Como não quero um daqueles filhos abobados que ficam até os 50 anos dentro de casa pedindo mesada, celebrei seu tirocínio sem dar minha própria opinião.
Estaria interferindo indevidamente.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

A PROPÓSITO DA MATÉRIA DE ZH QUE APONTOU SANTIAGO COMO REDUTO IMBATÍVEL DA ARENA

O título poderia  trocar Arena por PSD, UDN, sei lá.
Isso tudo não tem importância. A verdade é que o pessoal da Arena, hoje PP, domina a área e sai tocando de prima na região.
O meu amigo querido Júlio Garcia publicou esclarecedor matéria no seu blog, demonstrando que não é bem assim. E dá o exemplo do que o PTB representou em Santiago ( http://o-boqueirao.blogspot.com.br/).
Mas o que  queria dizer é que quando eu era pequeno minha família tinha pavor dos PTB. Eu ouvia gente falando em PTBosta. Até quando pediam um troco para alguém, ouvia: " só tenho uns PTB aqui no meu bolso".
Bem de ver o vezo recriminatório contra os pobres.  E a verdade é que às vezes foi preciso que homens de projeção, até poderosos, como o dr. Rubem Lang, dessem seu testemunho em favor das reformas, como ele fez.
Não raro homens que não precisariam se incomodar deram uma força a partidos " questionadores" só para dar uma mexida na unanimidade burra. Exemplo: o Tarso Genro; outro, o Paulo Brossard, no tempo da Ditadura, outro ainda, o Procurador Bicudo.
Não me comparo com essas figuras, sei de minhas limitações. Inobstante  isso gravei uma mensagem de apoio  ao candidato Bueno do PT em Santiago.
O que não me impede de apoiar o dr. Ribeiro do PP em Unistalda, aliado ao PT do Antolini.
Não sou contra ninguém. Mas gosto da alternância no poder e outra coisa: ainda não nasceu, nem vai nascer quem me ponha o buçal. Prefiro morrer a cabrestear.

POR CAUSA DAS CHUVAS ? COMENTÁRIOS

Loeffler pega pesado:
http://praiadexangrila.com.br/muitos-estragos-por-causa-das-chuvas-por-causa-das-chuvas/

ÉLVIO LOUREIRO  fustiga:

  É verdade !!!
  Depois não entendemos por que as árvores estão florescendo fora de época, e os sabiás estão cantando às duas da madrugada. 
  Aqui tem um João de Barro , meio preguiçoso, esta construindo uma casa na sacada, a obra não anda, não sei se esta trabalhando por hora ou empreitada , se o investimento é com recursos próprios ou financiado pela caixa,  se é para uso ou locação,  ele chega às seis da manhã, faz um griteiro danado, bate as asas, atira um barro, e some com a companheira, a onde vão eu não sei, também não sei se é a esposa ou amante, e nem quero insinuar nada,  só observo que ela não ajuda em nada, só resmunga, parece reclamar de tudo o tempo todo, nada tá bom ; é, mas é melhor deixar pra lá , talvez eu até esteja falando mal do pobre joão, deve ser a esposa mesmo .
  O mundo esta todo meio pirado   !!! 
   Abraços.

   Élvio.

MUITOS ESTRAGOS POR CAUSA DAS CHUVAS !! ( POR CAUSA DAS CHUVAS ?)


Cheguei de volta do meu périplo  interiorano, onde fiquei sem ler nada de jornal ( que me  fez muito bem) e uma montanha de jornais me esperava. Entre os quais um cuja manchete dizia
FAMILIAS DESABRIGADAS POR CAUSA DA CHUVA.
Nunca vi tanta burrice de parte de alguns comunicadores.
A chuva, seu cara pálida, em lugares sem tantos edifícios, sem  ruas asfaltadas, bueiros entupidos, bocas de lobo cheias de cachorros mortos e lixo, sem favelas à beira dos rios, só causa benefícios.
Sim, a chuva é sempre boa.
Nós é que  apatifamos com a Natureza, destruimos as florestas ciliares, assoreamos os rios, moramos onde não é para morar.
Nos meus abençoados campos nunca deu " enchente": as águas custam a escoar, podem até ir em torrente para os cursos dágua, mas é claro que não construi a sede da fazenda em cima do arroio, nem atiro pneus velhos nas sangas.
Deu para entender?

MICHELE WESZ CONTESTA PREVIDI - THE BIRDS ENEMY


 
Caros amigos,

estou numa fase de estudos e deixei a internet de lado por uns tempos. Acesso o Facebook rapidamente e tenho dado prioridade aos e-mails profissionais. Minha caixa de entrada está com mais de 500 e-mails não lidos (que horror) e o meu blog parou no tempo. Daqui a alguns dias tudo retorna à normalidade - espero. Assim, peço desculpas aos e-mails porventura recebidos e não respondidos.

Hoje sobrou um tempinho pq o sistema que usamos no trabalho resolveu continuar no feriadão e então aproveitei para acessar o blog do Ruy. 

Chamou-me a atenção o fato de tantas pessoas não gostarem e, até mesmo detestarem, o canto dos sabiás.

Nosso confrade Rogowski enviou a letra de uma música lindíssima e já a publiquei em meu blog, se não me engano na primavera passada. Pessoalmente, nesta época do ano, acordo de mau humor se não ouço um sabiá cantando por perto. Ao contrário, quando os sabiás entoam seus cânticos lindos, fico num humor maravilhoso, parece até que meus dias ficam mais felizes e a vida com um sabor ainda mais especial.

Opiniões e gostos devem ser sempre respeitados e eu não saberia viver sem os sabiás que, para mim, tem um dos cantos mais lindos de todos! Fico triste com quem não consegue ver a beleza disso e ainda prefere ouvir pessoas gritando... mas, cada um com seus gostos.

Aos insatisfeitos, mandem os sabiás pra cá, aqui eles são muito bem vindos!

Abraços saudosos a todos,

Michele

domingo, 23 de setembro de 2012

NOVA PAUTA DESTACA NOSSO LEILÃO

João Lemes é um homem moço que está bem afirmado como empresário da Comunicação. Eu não puxo o saco dele e nem ele me adula. Nos respeitamos e nos queremos bem.
É proprietário do Jornal Expresso Ilustrado que circula em toda a Região de Santiago e seu blog em pouco tempo atingiu mais de 4 milhões de acessos, o que é uma façanha.
É um bom caráter, o que faz muito bem para a região. Por sinal, eu não acredito que maus caracteres, gente má, tenham futuro. Gente do mal assusta um pouco no começo , mas depois vira motivo de pena.
Agradeço a postagem e a força que ele me deu por ocasião do nosso  grandioso Leilão.
E amigo Lourinho ( é assim  que o chamo carinhosamente) em seguida tu vais ter que montar uma Rádio...
Olhem o que ele postou ( com um esclarecimento - não foram vendidos vários lotes, foi pista limpa mesmo...)

Grande leilão da Pecuária Gessinger


No sábado à tarde houve grande leilão no parque de exposição em Santiago, quando a Pecuária Gessinger vendeu vários lotes de vacas angus e brangus, tudo com ótima procedência. No martelo, Guarany Remates e a garganta de Simão Paz.
Um bom público foi ao local dar seus lances.
Alguns aproveitaram para rever amigos dentre eles os unistaldenses Eliseu de Jesus, Moacir Antoline e José Ribeiro.
A vedete do dia foi a camionete Mahindra, uma indiana que já começa a despertar interesse na região por ser forte, bonita e com preço 40% menos que a da concorrência. Onde um trator vai, ela vai também... Seu preço: 79 mil reais.

MINHA IRMÃ VIVE PERTINHO DO CÉU







Em Santa Cruz havia um Bairro chamado Atrás do Céu e outro Três Barulhos. Pois é ali, na parte mais alta das belas montanhas de Santa Cruz, que vive minha mana Cleonice com seu marido Raul.
Hoje, vindo de uma semana estafante em Santiago e Unistalda, levei um chibo carneado para eles e aproveitei para também matar a saudade de minha mãe e de meus sobrinhos.
Como toda deusa germânica minha irmã é caprichosa no jardim e na casa.
Não acham?
-------------------------------------
COMENTÁRIOS

Caro Ruy,

 

  Que bela família !!

 

  Até despertou-me a curiosidade de como surgiu a denominação daquele local nos altos da Rua Ramiro Barcelos " Atrás do Céu " .

 

  Os Três Barulhos, eu até já ouvi histórias sobre o nome .

 

  Uma característica de Santa Cruz do Sul ( origem germânica ) , são os jardins das residências sempre muito bem planejados e conservados, grama sempre aparada, muitas flores,orquídeas, bromélias; pelas fotos trata-se de um lugar privilegiado pela conservação da natureza, se não é, esta muito próximo do céu.

  

  

 

  Abraços.

  Élvio LOUREIRO.

sábado, 22 de setembro de 2012

PISTA LIMPA NO REMATE DA PECUÁRIA GESSINGER

Como eu sempre fui pontual na vida, também nosso Remate, após maravilhoso churrasco, ao qual compareceram  inúmeros amigos, começou na hora marcada.
Apesar da crise por causa da seca, vendemos todos os animais em duas horas de remate.
O Lote de mais valor foi de n. 24, vacas com cria, que saiu por rs. 1.420,00 cada uma.
Considerando-se a relação peso e preço, o lote de novilhas n 11 teve o preço 4,56 o kg vivo, ou seja as novilhas com 160 kg sairam por 730 reais. Nos terneiros o lote 13 teve preço por kg de  3,83.
No meio do remate, como a coisa quis patinar, dei prazo de 90 dias para pagamento. E aí deslanchou.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

É HOJE SÁBADO O GRANDE LEILÃO DA GESSINGER



A Zero Hora , no Caderno campo e Lavoura, além de destacar nosso Leilão, alerta para a falta de fêmeas.
Pois a Gessinger, por aperto de campo, vai ter que se desfazer de 250 vacas e novilhas, todas de excelente qualidade.
São fêmeas definidas, rústicas, maravilhosas. Conhecem mio mio.
Além delas, vão terneiros levianos de muita qualidade.
E vou dar um prazo espetacular.
O remate começa hoje, sábado, 14 horas no Parque de Santiago na 287.

NOSSA ZAGUEIRA - COMENTÁRIOS


Puxa vida, olhei para ela e me lembrei sabe de quem... do grande Gamarra,(talvez pelos cabelos, pois olhando na foto parecem um pouco ruivos) lembra dele?? E da falta que nos faz até hoje?? Não era alto para ser zagueiro, mas tinha  um senso de colocação na grande área fora do comum e era um exímio cabeceador, além de jogar com a  cabeça erguida,  pensava o futebol, raramente errava um passe ou perdia para algum atacante...deixou saudades na zaga COLORADA, que por sinal tem nos dado alguns sustos.
Um grande abraço

Menna
.........................................................................

Grande Ruy, agora também professor de educação física da gurizada. Vai nessa, saúde é o que interessa!
Abraço
Rogowski

.................................................................................
RUY
Pede pra ela fazer uns testes aqui  no  inter.
G. Luigi
-----------
Gessinger
Como estás , pibe?
quiero esa chica en mi Boca!
Saludos, Diego Armando

UM FUTI COM ESTAGIÁRIA E TUDO


Aproveitamos uma pausa ao meio dia para jogar um futebol e testar nossa estagiária que é uma zagueira daquelas tipo " não passa nada".
No final do primeiro tempo ela dividiu uma bola comigo que me deixou quase na UTI. Mas entre mortos e feridos salvaram-se todos.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

RECORRENDO OS CAMPOS

Estão nascendo os terneiros. Numa das fotos, uma novilha já em trabalho de parto, vejam o detalhe da novilha preta com o terneirinho já com as patinhas de fora...
observem o cuidado das mães escondendo os filhotes nas macegas.
Enquanto uns gaúchos desfilam nas avenidas, outros, como nós, recorrem os campos...






quarta-feira, 19 de setembro de 2012

UMA AMOSTRA DO GADO QUE VAI A LEILÃO SÁBADO

Fora essas vacas com cria temos novilhas, vacas prenhas, vacas vazias e terneiros.