Caro colega magistrado Ruy Armando Gessinger,
Muito belo, apropriado e justo teu escrito "Uma lágrima dolorida por Chapecó" (ZH, 30-11-16, p. 38). Pões em destaque os valores essenciais daquela comunidade, coragem, empreendedorismo, trabalho, honestidade, etc., o que explica sua ascensão ao ponto de destaque regional e nacional a que chegou, inclusive no esporte, agora tão tragicamente afetado com o desastre aviatório na Colômbia. Esses valores, diga-se de passagem, estão universalizados no florescente oeste de SC, com certeza, por irradiação de Chapecó. Tudo isso me toca, porque a localidade onde nasci pertencia, à época, ao município de Chapecó. Posteriormente passou a integrar o de Itapiranga, emancipado de Chapecó; por fim, acabou sendo de São João do Oeste, desmembrado de Itapiranga. Pelo nascimento, porém, permaneço chapecoense e, como tal, também me sinto destinatário de uma "lágrima dolorida", espécie que, aliás, rola solta e abundante não só aqui no sul, mas no Brasil e no mundo, num gesto impressionante de solidariedade, unindo todos no sofrimento. De fato, é pena que semelhante unanimidade no bem-querer, desejando ânimo e força aos afetados pelo infortúnio, só se consiga no mundo sob o impacto de uma tragédia.
Parabéns e um forte abraço.
José Nedel
......................................................................................
Li hoje seu artigo sobre Chapecó. Parabéns é a mais pura realidade.
Você não me conhece, mas eu lembro muito bem deste filho do saudoso filho de Armando Gessinger, que na década de 50, na localidade de 4a linha nova, teu pai, com um caminhão vinha buscar banha, torresmo e outros produtos coloniais para abastecer a cidade.
Lembro, nós crianças, em torno de 7 anos, você falava português e eu só alemão, aprendi contigo as primeiras palavras em português, enquanto teu pai e o meu Theodoro Goerck, carregavam o caminhão.
Eu há muito gostaria de lhe rever e relembrar este fato muito significativo para mim e lhe poder dar um abraço.
Saudades
Vergilio Goerck
................................................................................
Mestre, parabéns por sua coluna de hoje em ZH. Embora uma convivência de pouco tempo reconheço em suas palavras algo que me dá grande alegria , a manifestação de alguém com integridade e de profunda sensibilidade no trato das chamadas relações humanas. Um abraço do parceiro eventual.Jacyr
----------------------------------------
--------------------------------------
Olá Ruy
Embora toda a tristeza, venho
te cumprimentar pela didática aula de história quanto a romaria dos gaúchos em
direção aquela cidade. Gostei mesmo. Um abraço. Raul Ruschel,advogado