sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

AINDA A EDUCAÇÃO - OPINIÃO DE LISSI BENDER (UNISC


Há pouco visitei teu blog.  Os textos,  nele postados, reportaram-me para um pensamento de Einstein sobre educação:

“Não basta ensinar ao homem uma especialidade. Porque se tornará assim uma máquina utilizável,  mas não uma personalidade. É necessário que adquira um sentimento, um senso prático daquilo que vale a pena ser empreendido, daquilo que é belo, do que é moralmente correto. A não ser assim, ele se assemelhará, com seus conhecimentos, mais a um cão ensinado do que a uma criatura harmoniosamente desenvolvida. Deve aprender a compreender as motivações dos homens, suas quimeras e suas angústias para determinar com exatidão seu lugar em relação a seu próximo e à comunidade.” (EINSTEIN, Albert – Como vejo o mundo)

Einstein há muito já alertou para a essencialidade da formação humanista na vida do  ser humano, para a importância de se promover uma educação que lhe possibilite compreender sua própria existência; que lhe permite entender o outro e a comunidade em que vive, para que possa desenvolver uma consciência cidadã comprometida com o bem estar coletivo permeado pela consideração para com a vida.

Em que medida a educação   em nosso país está comprometida com uma formação humanista? Em que medida une formação profissional e técnica com o aperfeiçoamento do ser humano enquanto um ser  dotado de princípios morais, de ética, de valores fundamentais para a vida em coletividade? Não estará a educação em nosso  país excessivamente voltada para formar “pilotos de dígitos e de botões”? Cães ensinados (quando ensinados) conforme  alerta de Einstein?