Acabo de voltar de Santiago, para onde fui especialmente para prestigiar um evento muito especial.
O Tribunal de Contas do Estado, por iniciativa de meu amigo o Cons. Marco Peixoto, levou a julgamento vários feitos no auditório da Universidade local.
O que isso significa?
Significa aproximar o Estado, por um de seus órgãos, do povo. Significa despertar nos estudantes de Direito a centelha de um futuro no Judiciário, no M.P., no TC, enfim nesses entes públicos.
Habitantes de locais como Santiago, por viverem longe dos Tribunais, raramente teriam a oportunidade de ver, pessoalmente, como funciona um órgão que tem como missão fiscalizar as contas públicas.
Quem dera que outros colegiados também fossem para o Interior levar o Direito e a Justiça para mais perto do povo.
Tive a oportunidade muito grata de abraçar vários Conselheiros, da ativa e aposentados, servidores, advogados e cidadãos em geral.
Terminada a sessão houve uma grande confraternização na residência de Marco Peixoto em que estiveram quase todas as pessoas importantes da cidade e da região. Clima de muita harmonia, de união , de paz, de construção, com vários prefeitos, vereadores, políticos, empresários.
Saí muito emocionado pelo carinho com que todos me cumularam. Também me sensibilizou o entusiasmo geral pela iniciativa do Marquinho.
Em uma próxima postagem publicarei fotos.
Parabéns srs. Conselheiros, funcionários, parabéns para a Uri e a OAB local, parabéns comunidade regional.