quinta-feira, 29 de setembro de 2016

UNISTALDA - MATEADA INESQUECÍVEL NO RINCÃO DOS VIANAS





Você  sai do asfalto e vai percorrendo uma estradinha de chão. Num vale cercado por matas nativas encontra-se um povoado incrivelmente lindo, bucólico, fraterno, de habitantes  vigorosos e vibrantes.
Crianças  lindas, jovens entusiastas, mulheres de forte personalidade,homens trabalhadores e mulheres tipicamente brasileiras, com aquele carisma inigualável.
Nossa , que tarde. O sol se pondo  para trás da montanha e o pessoal sentado alguns na grama e outros nas cadeiras.Coube-me a honra de ser o apresentador.
Inventei de fazer algumas brincadeiras entre os discursos, contei histórias de amor, e até recitei um poema gauchesco.
E o povo  aplaudindo. E vibrando com os projetos de PMDB de Unistalda.
Vou exausto para a cama  sonhando com um sonho de singeleza e simplicidade, daqueles apertos de mão, olhos nos olhos e dos abraços de campanha!

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

UNISTALDA - DEP. TIAGO SIMON TOMA CAFÉ DA MANHÃ NO DIRETÓRIO DO PMDB E GARANTE APOIO TOTAL DO GOVERNO AOS PROJETOS DA CHAPA MARISTELA - REGINA









Mas bah! o Tiago Simon puxou tudo de bom de seu venerando pai. É objetivo, pontual, firme e atuante.
Jovem, tem um futuro brilhante e livre trânsito nos governos Estadual e Federal.
Dia de semana, cedo da manhã de 2a. feira, visita rápida, mesmo assim foi muito aplaudido no Diretório e nas ruas.
Está impressionado com a união de todos nós.

UNISTALDA - RINCÃO DOS PORTES - ONDE MORA A BELEZA


Eta lugar de Natureza lindaça  e de gente buena e de cara alegre.
Ontem teve uma mateada que reuniu gente maravilhosa,  umas 150 pessoas . Foram ouvir o que Maristela e Regina, mais os candidatos a vereadores  do PMDB tinham a dizer.
Isso é que é legal na política, olho no olho, conversa coração a coração. NA PAZ.





:

sábado, 24 de setembro de 2016

UNISTALDA - PEDRO SIMON, HOMEM SEM NENHUMA MÁCULA, DEPUTADO, GOVERNADOR, SENADOR, APÓIA MARISTELA E REGINA


video

Ressalte-se que com o decidido apoio de Pedro Simon, mais seu filho deputado Tiago , Dep. Alceu Moreira, dep. Edson Brum e outros tantos, teremos amplo acesso ao governador Sartori para nossas reivindicações. Até por telefone, sem precisar viajar desnecessariamente gastando diárias que fazem falta .
Isso não quer dizer que, quando tal for necesssário, claro que a conversa tem que ser pessoal.

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

ATENÇÃO MÉDIOS E PEQUENOS PECUARISTAS: LEIAM ESSA PEQUENA E VALIOSA LIÇÃO DO DR. CID KRAHN.JOVENS, MOSTREM AOS SEUS PAIS E AVÓS.



 

Bom dia, Dr.,

Vi e li, com satisfação, q os srs. adotaram a roçada dos campos antes da primavera, banindo a infausta "técnica" da queimada.

Primeiramente, meus parabéns, trata-se duma prática tecnicamente corretíssima.

Ñ sei se o sr. sabe, mas o gado, como nós, gosta de comer boa comida. No caso dos animais, se eles não estiverem confinados em áreas menores, irão percorrer o campo, diariamente, atrás dos melhores capins e outras plantas, tal como fazemos diante dum buffet em qualquer restaurante.

O que ocorre é q estas plantas, as preferidas por eles, acabam sendo eliminadas do campo, pois o gado irá percorrer o mesmo caminho todos os dias e comerá o rebrote das mesmas, impedindo que elas possam se recuperar, voltar a crescer e mesmo se multiplicar.

Bom por isso, elas acabam sendo dominadas por plantas que não são do agrado dos bichos e, como não são "incomodadas", crescem, se multiplicam e concorrerm "deslealmente" com os capíns/plantas mais palatáveis e nutritivas.

Em função disso, seu campo acaba cheio de "macegas" e plantas q ñ servem para os animais, fornecendo uma comida de baixa nutrição para os bichos.

Assim, uma das maneiras de "combater" este problema é o uso das roçadeiras, que permitem a rebrota das plantas de modo mais "parelho", sem a concorrência e sombreamento das que não nos interessam economicamente.

A outra forma, é implantar uma divisão de campos (cercas comuns ou elétricas) de modo q que os animais fiquem confinados numa área de tamenho suficiente para q eles possam se satisfazer e com prazo bem curtos de estadia em cada potreiro (2  ou 3 dias). Esta técnica induzirá os bichos a comer tudo o que estiver à vista (evidentemente eles vão primeiro comer o mais saboroso, mas depois a fome irá obrigá-los a comer as menos saborosas), impedindo que o boi volte a comer o rebrote das melhores (as mais palatáveis e nutritivas), permitindo que, no intervalo em que o campo fica em descanso (30, 40 ou até 60 dias) as plantas possam recuperar-se do pastoreio e o campo tenha um potencial cada vez  maior de nutrição dos animais (mais ganho/ha). Aliado a isto, ao estercar e urinar nestas áreas menores, haverá concentração deste "adubo orgânico" e gratuito que o gado fornece (entre urina e fezes cada animal "deixa" aproximadamente 23 kg de matéria/dia (é fácil fazer a conta do qto de adubo irá ser depositado a cada vez q os animais usarem um potreiro, basta multiplicar o nº de animais/dia x nº de dias, para saber o total depositado - para o ser ter uma noção, uns 20.000 kg/ha de esterco urina/ano é uma ótima adubação). Assim, se colocarmos, p.e., uma carga instantânea de 30 bois/há, teremos 1.320 kg de esterco urina em cada há de potreiro após 2 dias de ocupação. Se o rodízio puder ser feito numa média de um ciclo a cada 45 dias, teremos aproximadamente 8 ciclos anos, o que dará uma adubação de mais de 10.000 kg de adubo orgânico/há/ano.

Buenas, novamente, parabéns e desculpe a "viajada".

Cid Krahn

terça-feira, 20 de setembro de 2016

UNISTALDA - PESSOAL DA GESSINGER PARTICIPOU ATIVAMENTE DO DESFILE DE 20 de SETEMBRO

Maristela montou o cavalo crioulo Nietsche, adquirido da Cabanha Catanduva. Dona Marilza, esposa do nosso capataz ,foi numa égua também pura da raça crioula. O menino Erick, filho caçula de Luiz César e Marilza foi num cavalo que demos de presente para ele. Já William, filho do meio, montou nosso fogoso pai de cabanha, o garanhão Tabuleiro da Escondida, levando a bandeira do Brasil.
Finalmente o dr. Luciano, que trabalha conosco, prestou seus serviços profissionais de veterinário.
Nosso agradecimento ao povo que veio assistir e que nos emocionou com seus aplausos.
Olhem só o garbo das moças e senhoras do Piquete do Lenço Perfumado de que Maristela e Marilza participaram.





domingo, 18 de setembro de 2016

UNISTALDA: LOCALIDADE DE CANTINA VERMELHA. UMA ONDA DE CALOR HUMANO, DE AMOR, DE UNIÃO , PRENUNCIANDO UMA PRIMAVERA POLÍTICA DE AVANÇO E MUDANÇA





Unistalda tem, no seu interior, várias comunidades, uma mais linda que a outra. E, como eu disse na minha composição UNISTALDA TERRA BUENA,
" Unistalda vai em frente, relembrando  que tua gente sempre foi tua maior riqueza".
Está chegando o fim de um inverno político de mesmice, de atraso, para soprar o vento cálido da primavera democrática.
 Está agonizando  o discurso de que "quem é de fora não merece confiança", ou a asneira de " quem não está contente com a administração que arrume as malas e saia de Unistalda".
Está sentenciada de morte a gestão perdulária de um messianismo doentio.
Salve a primavera democrática de um povo que não cabresteia!

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

ROÇANDO AS BRAQUIÁRIAS SECAS E O CAPOEIRAL. MELHOR, MUITO MELHOR QUE BOTAR FOGO

Aprendi com os que sabem mais que eu, ser importante roçar os campos no fim do inverno pra que tanto as braquiárias  como os campos nativos rebrotem, usando como adubo a massa seca. A gente tem que aplicar o que a Emater, o Senar, os agrônomos, os ecologistas  nos ensinam .
Como me pedem que fale agora um pouco mais das belezas da vida rural, obedeço e dou uma pausa  para assuntos políticos  ou partidários.
Me impressionei como Maristela está afiadíssima em matéria de genética de bovinos e ovinos.
Um lembrete, estamos vendendo os touros no mesmo preço que no ano passado. A um cliente que me pagou a vista  o preço novo, vou devolver a diferença.






quarta-feira, 14 de setembro de 2016

UNISTALDA - PLANO DE GOVERNO DO PMDB- CHAPA MARISTELA E REGINA REPERCUTE NO ESTADO. E MERECEU SUGESTÕES QUE SERÃO APROVEITADAS

Eis um mail do dr. CID CRAHN, Engenheiro Agrônomo:


Como ex-Secretário de Agricultura do Itaqui (93/96) era, na época, responsável pela arborização de nossa cidade. Infelizmente, Itaqui, por herança dos costumes portugueses, ao contrário de Uruguaiana - q foi planejada e conta com ruas e calçadas largas e lindas, tem calçadas estreitas, o que impede q seja feita uma arborização adequada ao clima que enfrentamos na Fronteira.

Em Uruguaiana as largas calçadas permitiram q eles pudessem fazer uma arborização "de gente" e a cidade tem um pouco do calor amenizado pela generosa sombra de suas árvores.

Assim, ao ler sobre as propostas da candidata Maristela, notei a ausência de preocupação com o "desenho" e planejamento urbano das ruas de Unistalda, que devem, com o devido respeito, serem planejadas de modo a que sejam privilegiadas as pessoas e o meio ambiente.

Assim, ao fazer calçadas mais largas, que permitam sejam plantadas árvores mais frondosas, terá a cidade sombra para amenizar o calor das pessoas e dos carros estacionados, isto sem considerar a beleza q é um ambiente urbano devidamente arborizado.

Como Unistalda ainda é um bebê como município/cidade, é bom que estas práticas sejam implantadas desde agora, sob pena de acabar como nós, que no verão sofremos demais com a inclemência do sol e do calor q "exala" do asfalto e áreas pavimentadas.

Por outro lado, o planejamento urbano também deverá ter um horizonte de, no mínimo, uns 50 anos, pois vcs vão ter necessidade de ciclovias futuramente.

Aliás, é muito importante q se "faça a cabeça" da população de que o planejamento público deve ter horizontes bem mais longínquos do que o usualmente "mirado" pelos administradores municipais, assim, coisas que prevejam hipotéticas situações que poderiam ocorrer entre 30 e 50 anos de agora devem ser a normalidade de quem assume as rédeas dum cargo como o de Prefeito.

Mais um pitaco, toda a nossa Fronteira tem potencial para no mínimo duplicar ou triplicar, sem irrigação, a produtividade dos nossos campos, simplesmente pela adoção de rotação de pastagens. Não interessa o método, se Voisin ou não, a Emater tem know how para isto (programas de sustentabilidade e agroindústrias familiares) (a Emater de Sta. Maria está desenvolvendo programas na área leiteira) e deve ser uma parceira valiosa para a Prefeitura.

Este nº, dobro ou triplo, pode ser estendido para 4 ou 5 x mais, bastando sejam adotadas práticas de irrigação simples e baratas.

Imagine o q isto significaria para a economia municipal (money + empregos, etc).

 
Atenciosamente,

Cid Krahn

terça-feira, 13 de setembro de 2016

BARBELA - De mortuis nil nisi bonum

Foto: Fernando Oliveira.
Por uma brincadeira do Barbela que ele escreveu no Expresso me distanciei dele.
Foi pena.
Mas de mortos só se fala o bem. É o que está  aí em cima em Latim.
Jaime Pinto e Barbela foram meus primeiros amigos quando cheguei sozinho em Santiago para ser juiz. Depois, miles e miles de outros..
Barbela era um piadista exímio e agudo, conquanto não gostasse que mexessem com ele.
Como serventuário era correto e cortês. Qualquer coisa de que eu precisava ( como jovem inexperiente) recorria a ele.
Fomos parceiros no Cruzeiro de Santiago, do qual fui o primeiro vice-presidente. Ele teve um time de meninos chamado Milionários, onde meu filho Armando treinou.
Dava um nome a cada automóvel que tinha.  Se alguém achava algo dele bonito, ele presenteava na hora.
Me deu uma arma maravilhosa que tenho até hoje, registrada e tudo.
Éramos frequentadores do Calèche, restaurante mais maravilhoso que já conheci, propriedade do Jaime Pinto.Detalhe, íamos de tardinha , antes de abrir, pra  comer picadinhos e tomar uma cerveja  ( mas ele não ingeria bebida alcoólica).
Fomos companheiros de caçadas junto com o dr. Plada.
Gerou  filhos exemplares.Tratava minha Maristela com desvelo e carinho.
Eu não devia ter brigado com ele por bobagem.

UNISTALDA -PROGRAMA DE GOVERNO DO PMDB ( MARISTELA E REGINA) - PARTE FINAL


 

SECRETARIA DE OBRAS

- Recuperação das estradas, deixando-as em melhores condições, proporcionando um melhor uso para quem delas necessita;

- Melhorar o sistema de escoamento de grãos e animais construindo pontilhões e bueiros onde houver necessidade;

- Repaginamento paisagístico e arquitetônico do trevo principal de acesso a cidade, com sua pavimentação adequada;

- Expandir o vínculo contratual com a CORSAN para que haja um acompanhamento de expansão de rede hidráulica do município;

- Buscar junto aos órgãos competentes Federais e Estaduais auxílio para implantação de um sistema habitacional para pessoas mais carentes;

- Reforma na estrutura do Parque de Máquinas, com instalações dignas e seguras para os servidores;

- Instalações de lombadas eletrônicas para controle de velocidade na Rua Protásio Nenê;

- Finalização da construção das calçadas padronizadas em parceria com os Munícipes.

 

 

SECRETARIA DA AGRICULTURA

- Apoiar o pequeno e médio produtor rural usando um sistema de produção mais dinâmico e eficiente em conjunto com a EMATER;

- Criação de patrulha agrícola com atuação organizada por localidades, mediante inscrição a ser efetuada em cada local;

- Melhor gestão do maquinário agrícola municipal, iniciando estudos no sentido de que, conforme a localização melhor se prestaria a terceirização, com severa obediência às leis;

- Incentivar a implantação de forrageiras e pastagem de inverno e verão para o gado de corte, ovinos e gado leiteiro;

- Fomentar e incentivar projetos nas atividades agrícolas, tais como avicultura, piscicultura, apicultura, floricultura, atividade leiteira, reflorestamentos e outros;

- Promover a assistência técnica aos produtores de trigo, soja milho e outras culturas anuais;

- Incentivar a produção de produtos coloniais queijos, salames e embutidos;

- Melhoramento genético da ovinocultura de carne e lã, com feiras periódicas com melhor planejamento mercadológico; 

- Incentivar a criação e manutenção de hortas orgânicas, hidropônicas e convencionais;

- Criação da Feira do Terneiro oficializada pela FARSUL, o que é requisito para a obtenção de financiamento bancário;

- Manter o sistema troca-troca de sementes;

- Criar programas hortigranjeiros para suprir a necessidade das escolas municipais;

- Incentivar os pequenos e médios produtores à criação e ampliação de pomares;

- Realização de “Dias de Campo” para troca de experiências entre os produtores rurais;

- Facilitar a construção de açudes e sua ampliação e limpeza.

 

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

 

- Desenvolver ações e manter os programas dirigidos à promoção da cidadania e dos direitos humanos;

- Assegurar à criança e ao adolescente em situação de risco pessoal e social os serviços de proteção, prevenção e vigilância;

- Estruturação e desenvolvimento do artesanato, com a construção da Casa do Artesão às margens da BR 287;

- Realização de mutirão comunitário em vários setores;

- Realização de cursos do SENAR nas propriedades rurais, tais como inseminação artificial, tosquia, mecânica de tratores, plantio direto, etc.

- Realização de cursos capacitantes para outras profissões (SENAI, SENAC, etc.);

- Manutenção da banda do CRAS;

- Criação de trilhas ecológicas orientadas nos pontos turísticos do Município;

- Apoio necessário ao Conselho Tutelar em seus trabalhos;

- Estudos para implantação do turismo rural, com hotéis fazenda etc.

- Apoio integral à Brigada Militar no combate ao abigeato;

- Iniciar estudos para criação, mediante concurso público, da Guarda Municipal.

 

 

 

SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE

 

- Trabalhar de forma séria a questão da educação ambiental em todos os níveis de ensino e conscientização pública para a preservação, conservação e recuperação do meio ambiente;

- Facilitar o acesso aos serviços de licenciamento ambiental por profissionais da engenharia florestal mediante com os profissionais da área;

- Apoiar e incentivar os produtores rurais para práticas de conservação do meio ambiente como: preservação de fontes e mata ciliar;

 - Criação de um horto florestal do município, com a produção de novas mudas frutíferas e outras;

- Convocar audiências públicas para tratar de assuntos de interesse ambiental;

- Produzir, editar e publicar matérias da temática ambiental;

- Elaborar estudos e políticas públicas com o objetivo de recuperar áreas degradadas;

- Implantar um sistema de revitalização de canteiros e árvores no município;

- Aquisição de caminhão de lixo condizente com as regras e leis sanitárias;

- Incentivar o reflorestamento em benefício do meio ambiente;

- Incentivar a adoção da conservação de praças, jardins, acessos à cidade e ruas, mediante a adoção de patrocínio privado, conforme regulamentação posterior;

- Criação da usina de reciclagem de lixo;

- Incentivo a cultura da separação do lixo, atividade que poderá render o sustento de várias famílias.

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

UNISTALDA - PLANO DE GOVERNO DO PMDB - MARISTELA E REGINA ( CONTINUAÇÃO)



 

SECRETARIA DA FAZENDA

 

 - Ampliação dos sistemas de planejamento, controle e gerenciamento dos procedimentos administrativos e financeiros, com foco na modernização da gestão, eficiência dos serviços públicos e desburocratização;

- Incentivo a arrecadação mediante adoção de programa semelhante ao Nota Fiscal Gaúcha;

- Organizar e orientar a execução dos serviços pertinentes à política tributária e econômico-financeira no município;

- Acompanhar e controlar operações de financiamentos, amortização de dívida publica municipal, inclusive os desembolsos referentes aos encargos.

 

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA

- Adesão ao Programa Mais Educação para proporcionar turno integral nas Escolas, com a criação de oficinas nos turnos opostos;

- Destinação de verba de manutenção das Escolas diretamente aos CPMs, com futura prestação de contas;

- Valorização profissional dos docentes e funcionários, mediante a realização de cursos de capacitação e aperfeiçoamento;

- Aprimoramento das salas de informática existentes e implantação onde não existir;

- Melhoramento das áreas externas para maior segurança nas Escolas;

- Implantação de uniforme escolar, com auxílio aos necessitados;

- Criação de cargo de Secretário (efetivo) de Escola;

- Modificação das condições estruturais das Escolas visando ao bem estar dos alunos, professores e funcionários;

- Criação de ambientes de leitura atrativos com materiais de informação, sejam informatizados ou físicos, tais como assinatura de revistas e jornais;

- Implementação de projetos de desenvolvimento na educação do campo com a inclusão de disciplinas voltadas para a atividade rural;

- Implantação da Educação Infantil completa (Creche);

- Atendimento especializado para suprir dificuldades escolares, tais como: psicóloga, fonoaudióloga e educador especial;

- Atendimento odontológico mais próximo as escolas municipais;

- Adesão ao programa de saúde bucal em parceria com o SESC;

- Cumprimento da legislação que impõe a contratação de Professor de Educação Física para as séries iniciais;

- Organização de projetos e atividades voltadas para a área esportiva, tais como passeio ciclístico, torneios municipais e intermunicipais, caminhadas, trilhas ecológicas nos pontos turísticos do Município e turismo rural;

- Restauração da pintura da quadra do Ginásio Municipal;

- Iluminação e melhoria do Estádio Municipal;

- Construção de quadra de grama sintética na Praça Municipal;

- Instalação de internet sem fio (wi-fi) na Praça Municipal;

- Incentivar projetos  sociais relacionados a práticas esportivas, tais como futsal, futebol de campo, vôlei, judô, etc.

- Revigoração da FEUAPI;

 - Revitalização dos projetos Querência Amada e Coral em Canto;

- Promover festivais de música e poesia aos alunos e moradores de Unistalda;

- Dar continuidade ao Programa União Faz a Vida.

UNISTALDA -PLANO DE GOVERNO DO PMDB - PREFEITA MARISTELA -( 1. PARTE )


 

Apresentamos aos Munícipes nosso “PLANO DE GOVERNO”, através do qual expressamos nossas ideias.

Podemos prometer que o crescimento que virá será sustentável, pois nosso Município será socialmente justo, economicamente viável e ambientalmente correto.

Socialmente justo porque adere aos princípios de respeito ao ser humano, dentro do nosso lema: MUDANÇA, SERIEDADE E DESENVOLVIMENTO.

Uma cidade socialmente justa se constrói com a melhoria da qualidade de vida da população, com a diminuição das diferenças sociais e com políticas públicas voltadas à questão social.

Economicamente viável, pois no nosso Município se observa o abandono gradativo de seus habitantes por falta de oportunidades, principalmente de emprego.

Um caminho para minorar esta tragédia é, além de manter uma política rigorosa de compras públicas, administrando e investindo o dinheiro público de forma transparente e justa, fazer o diagnóstico exato dos problemas.

Com o meio ambiente degradado, o ser humano abrevia o seu tempo de vida e a economia não se desenvolve satisfatoriamente.

Tenhamos coragem para mudar!

MARISTELA GESSINGER E REGINA MARETOLI

 

 

 

 

 

 

SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO

 

- Cumprimento integral da Lei do Portal da Transparência;

- Buscar parcerias junto à iniciativa privada visando a geração de empregos e, por consequência, de renda, objetivando uma melhor qualidade de vida (dignidade) evitando a necessidade de os jovens terem de ir embora em busca de trabalho;

- Desburocratizar o sistema de expedição de alvarás de funcionamento, motivando a criação de novas empresas, além de oferecer incentivos fiscais;

- Iniciar estudos para a criação do Distrito Industrial de Unistalda;

- Criar uma comissão para confecção de projetos para obtenção de verbas Estaduais e Federais;

- Realização de concurso público em vários setores da administração;

- Manter e ampliar vantagens aos servidores municipais mediante a execução de um Plano de Carreira;

- Sugestão de criação de um Posto Avançado do Sindicato Rural em Unistalda, com a exigência de que ao menos um produtor rural local integre a Diretoria Executiva do Sindicato;

- Propugnar pela criação de um Cartório de Registro Civil e Tabelionato para registros de nascimentos, casamentos, óbitos, escrituras públicas, reconhecimentos de firma, etc.

 

 

SECRETARIA DA SAÚDE

- Proporcionar um quadro médico municipal que propicie atendimento de qualidade para a população através de consultas, atendimento e plantões;

- Fortalecer o vínculo de comunicação constante com a Secretaria Estadual de Saúde visando a suprir as necessidades da população; não deixando, dessa forma, que faltem medicamentos básicos ao povo unistaldense;

- Melhor gestão dos carros e ambulâncias;

- Criar leitos em sala específica para pacientes em observação no Posto de Saúde;

- Melhoramento da qualidade de vida do cidadão através da implantação de saneamento básico;

- Apoio necessário ao trabalho realizado pelos integrantes do PIM e Agentes de Saúde;

- Priorizar o atendimento de gestantes, idosos, crianças e portadores de necessidades especiais;

- Manter as campanhas governamentais de vacinação;

- Ações voltadas para a prevenção das doenças mais corriqueiras que incapacitam os cidadãos;  

- Buscar projetos ofertados pelo Governo Federal para atendimento na Atenção Básica;

- Ampliar os Conselhos Locais de Saúde, fortalecendo e democratizando o controle social nos territórios de saúde do Município;

- Acompanhamento psicológico gratuito aos necessitados;

- Fortalecer serviços de assistência fisioterápica no Município, inclusive com atendimento domiciliar e atendendo a cada necessidade;

- Implantar academias públicas nas localidades visando prevenir doenças crônicas como obesidade e cardiovasculares, dando uma melhor qualidade de vida a todos.

- Ampliar o atendimento da saúde na área rural do Município;

- Manutenção ao combate as epidemias;

- Encaminhar pacientes para grandes centros que possuam maior capacidade de atendimento sempre que necessário;

- Dar continuidade aos grupos de saúde do idoso, do hipertenso e diabético, além de implantar o grupo de saúde do homem;

- Aquisição de micro-ônibus para transporte de maior número de pacientes, considerando a necessidade de consultas e exames em outras cidades.
( prossegue amanhã)

domingo, 11 de setembro de 2016

DE COMO INGRESSEI NO CIRCULO DOS MILIONÁRIOS DE SANTA CRUZ AOS 16 ANOS



Calma aí, não é nada do que vocês estão pensando. Mas é uma história linda.
Santa Cruz, por causa das indústrias de cigarros  e da imigração de alemães, sempre teve muitos estrangeiros, destacando-se americanos e ingleses.
Lá por 1962 ou um pouco antes, o Tênis Club  resolveu construir uma piscina. E, para tanto, pôs à venda títulos que davam o direito a frequentar a novidade. Na região não havia nenhuma piscina. Aquela maravilha de águas azuis a gente só via nos filmes.
Só a elite de Santa Cruz podia comprar os títulos. Meu pai era comerciante médio  e não quis comprar.
E na rua principal de Santa Cruz era aquele desfile de privilegiados com toalhinhas e trajes de banho numa sacolinha, mostrando como se diferenciavam dos vis mortais como eu, que tinha de se contentar em nadar no rio Pardinho a bordo de uma câmara de pneu.
Pois uma firma que vendia cestas de Natal colocou um anúncio precisando de vendedores.
Corri de bicicleta as ruas da cidade e consegui, num mês, juntar o dinheiro para comprar um título. Coloquei minhas irmãs como minhas dependentes.
E em dezembro de l962 entramos triunfalmente na piscina dos "milionários".
Tá certo que eu entrava com meu calçãozinho surrado de futebol e me enxugava com uma toalha que a mãe fez com um saco de pano de açúcar. Que tinha franjinhas.
 Dias depois comprei uma raquete de tênis de madeira, marca Sulina e um jogo de bolas brancas marca Mercur.
Dedico essa crônica a todos que acreditam na livre iniciativa.

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

UNISTALDA - MINHA PARCEIRINHA VAI AO SEU PRIMEIRO COMÍCIO SEM MIM


Domingo, agora, o PMDB de Unistalda vai fazer seu primeiro comício.
A história da minha parceirinha Maristela e eu é a coisa mais incrível.
Ela se formou em Direito pela Unisinos e voltou para Santiago,  abrindo seu escritório.  Submeteu-se, meses depois , ao concurso de Assessor Superior Judiciário do TJ-RS e assumiu em Porto Alegre.
Corta para alguns anos depois.
Eu andava solteiro e  estava de olho numa colega juíza recém divorciada. Soube que festejaria seu niver  na Rose Place ali na 24 de outubro em P. Alegre . Lá estava eu com amigo, quando a tal juíza  entra  tendo como guardião um homão de mais de dois metros. Mas, sempre tem um mas.
Mas ao lado, uma lourinha bem simpática.  Por sorte perdi a juíza e ganhei a Maristela, a lourinha, naquela noite.
Maristela estava fazendo concurso para juíza. Pedi que  não mais prosseguisse e ficasse no seu cargo, para que vivêssemos juntos. Ela relutou, mas um dia adoeceu, eu a levei para minha casa e de lá ela não mais saiu.
A partir daí nos tornamos parceiros nos negócios e em tudo.
Decidi levar ela junto nos torneios de tênis de que eu participava. Ela começou a tomar aulas  de tênis e se transformou na minha parceira de duplas mistas.
Me obrigou a me amansar no computador.
Em tudo sempre fomos juntos.
Temos um filho, o Rudolf.
Ele precisa de uma pequena intervenção cirúrgica na próxima segunda feira, 11,30 da manhã, em P. Alegre.
Coube-me ficar com ele e o assistir.
Vai minha parceirinha, sobe no palanque e deixa teu coração falar. Falar de futuro, de progresso, de melhorias, de decência. E deixa que os demais falem o que quiserem.
Tu és de uma raça de gente que não aceita buçal e nem compra diplomas, votos ou eleitores.
Sobe ao palanque  e deixa teu coração puro como a água das sangas de nossa  estância chegar ao espírito dos também puros de coração.

sábado, 3 de setembro de 2016

POR VIA DAS DÚVIDAS, MANTENHA OS FAROIS BAIXOS ACESOS

Para começar, a liminar é uma liminar. "Ou seja", como gostava de dizer o Lula, ou seja, uma medida precária, que pode ser revogada pelo próprio magistrado, ou por um Tribunal Federal a qualquer momento.
E essa liminar foi concedida tendo em vista as  condições PECULIARES  de Brasília. Mas vale, ainda, para todo o país.
Mas eu sei como é a coisa no Brasil. 
Você , por exemplo, só tem o rádio para ouvir música. Não se liga em noticiários. A liminar é revogada e você entra como um patinho. E não pode alegar desconhecimento do fato revogação.
Mas vamos que o guarda não tenha sabido de nada e o multa. Adianta argumentar?  Não.
Vai ter que recorrer, juntar certidão de batismo, crisma, primeira comunhão, o escambau.
Enquanto isso os pontinhos dormem, plácidos, na sua CNH.
Mantenha os faroletes ligados. É uma boa até para que  o louco aquele não o veja e passe por cima do seu rico carrinho.

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

AS CAMPANHAS POLÍTICAS MUDARAM E MUITO

Com o advento da mais recente legislação houve modificações significativas, mas a verdade é que o povo e os costumes também mudaram.
Me lembro, eu era criança e meu pai me levava aos comícios, na então pequena cidade de Santa Cruz, de onde sou natural, isso lá por 1955. As pessoas se juntavam para ver aqueles políticos famosos de que se ouvia falar pelo rádio.
Depois me lembrei do Comício em P. Alegre das " Diretas Já". Ainda se podia sair à noite em P. Alegre.
Hoje o que está acontecendo mais são os bloqueios ilegais de ruas e rodovias . E as pessoas estão, em grande parte, desiludidas.
Daí que os comícios sumiram das cidades médias e grandes.
Nalgumas pequenas persistem.
Hoje, o fato relevante das redes sociais tornou fácil e espraiada a comunicação espontânea e os minicomícios se fazem por essa via .
Ontem ouvi o debate entre os candidatos a prefeito de Santiago, transmitido pela rádio Santiago. Como  estava em P. Alegre, ouvi pela internet. Do meio para a frente os candidatos se soltaram mais, mas sempre com muita finesse e elegância. Todos os três.
Ao meu sentir o Guilherme Bonotto me pareceu o mais entusiasmado  e propositivo. E suas propostas encantam.