sábado, 31 de agosto de 2013

MIL EMOÇÕES POLÍTICAS E ARTÍSTICAS HOJE NA EXPOINTER






A Casa da Pampa é o Point, não adianta.
1- estávamos numa boa no programa ao vivo pelo canal 4 quando, tãtãtãtã, entra ninguém mais e ninguém menos do que o Governador de Pernambuco, Eduardo Campos.
Sentou-se ao meu lado.
Disse-lhe que ele tinha que se definir logo, para o povo do sul sudeste conhece-lo melhor.
O cara é simpático e jovem. Articuladíssimo e me parece bem intencionado.
Em seguida chegou Tarso Genro que, como sempre, me tratou com sua educação  de gente fina e de berço e anunciou novidades na área do trigo etc que vocês poderão ler nos jornais amanhã.
Terminado o programa  tive a honra de abraçar meu ex aluno João de Almeida Neto , e também  a Fátima Gimenez.
Sorry periferia, mas, como dizia Ibrahim Sued, vou em frente, sorrindo .....

EXPOINTER - JÁ QUE NÃO FOMOS CAMPEÕES EM TUDO...





Temos que reforçar nosso plantel.
Abrimos a guaiaca e compramos uma borrega espetacular com um cordeiro ao pé, este pesando, aos 3 meses, 45 quilos, da Cabanha São Roque, da família Gasparetto, que detém o gen  Vacaria, raríssimo no mundo.
Também compramos uma fêmea espetacular da Cabanha Cerro Coroado, a mais afamada do Brasil, da família Garcia de Garcia.
Finalmente adquirimos um reprodutor que nos faltava dado seu sangue africano, da Cabanha Capané de Fabrício Wilke , 3. melhor macho da Expointer.
Nem sempre a Gessinger  ganha todas, mas não se entrega.
Dá-lhe Unistalda

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

QUE COISA O TEMPO ....



Estava calmamente fazendo minha musculação, ouvindo Pat Boone, cantando April Love no Easy Leastening..
Eu tinha 16 anos, era locutor da ZYE 8 Rádio santa Cruz, e adorava  Pat Boone.
Saí  da ergométrica e fui no google.
A primeira foto é dele  " in illo tempore"; a segunda, hoje.
Tá rindo do que?
Isso me fez lembrar de uma  ex amizade colorida dos anos 80 com a qual cruzei na praia.
Ela, furiosa:
- não me reconhece? tu também tá velho...

EXPOINTER -TUDO MUITO BOM, MUITO BOM, MAS....


Cheguei com meus bichos faz quase duas semanas. E todos os dias enfrentando esse corredor polonês que é a 116. Tranqueiras,  amontoamentos, faltou isso, faltou aquilo, quebrou a ribomboca de um carneiro, pousou um varejeira na vulva da ovelha, a jovem repórter quer saber o que são aquelas bolsinhas que o touro tem entre as pernas ou porque os carneiros, que são tão pequenos, tem aquela bolsa no meio das pernas tããão grande, mas onde está o membro deles, eles não tem? é só o saco?
e dê-lhe churrasco com fumaça, que lindo, que lindo.
Mas hoje , com o ataque dos black blocs e a atitude omissa, ops,  conciliatória das autoridades, acordei, tomei banho de uma hora, e fomos no Varietà Bistrô, no Rua da Praia Shopping. Silêncio, nada de balidos nem mugidos, ninguém me dando encontrões.
Fiquei 15 minutos olhando esse entrecot com saladas folhadas e tomates.
Só vou para a Expointer ( ou Ekspointer - como diz o anúncio idiota do banco do brasil) amanhã, volto depois do meio dia e só retorno 2a. de madruga para  levar o caminhão  de volta para Unistalda.
Sorte que a Expointer é só uma vez por ano.
ufffaaaa

INDIOS NA PRAÇA DA MATRIZ - LOEFFLER NÃO DEIXA BARATO


Digo eu – o Ruy por certo devido a Expointer que o envolve assim como sua família limitou-se ao registro fotográfico. Tomo a liberdade de observar a aparente qualidade das vestimentas, especialmente os tênis esses mais do que civilizados “íncolas” vestem e calçam. O nível de inserção deles em nossa sociedade e costumes me leva a meditar sobre qual o real interesse que esse povo tem em demarcação de terras e mais terras. Creio que por trás disto estejam essas malditas ONGs que na verdade representam interesses estrangeiras em jazidas minerais, ( blog praia de xangri la)
----------
Complemento eu: pô tô decepcionado, os índios estão com sobrepeso. Bah, eu, perto deles, sou um sarado..hehehe

INCREIBLE !!!! OS INDIOS DA TABA DA PRAÇA DA MATRIZ SÃO GREMISTAS





quinta-feira, 29 de agosto de 2013

A FESTA DA PREMIAÇÃO DO ILE








Foi show!
Fizemos um leilão de brindes doados pelos associados - facas, arreios, artesanatos, etc.
Fui o leiloeiro e arrecadamos 3.770,00  reais.
Deu para pagar o banquete,os vinhos as champagnes e outros luxos.
Maristela entrega a direção do Ile Nacional com  muita grana em caixa.
Impagável a primeira foto em que canto em francês com o jurado Yves Lemaire

APÓS OS JULGAMENTOS, DESCONTRAÇÃO NA EXPOINTER

Com a visita de vários amigos, entre os quais Sacilotto, Paulo Bandeira, Ivan Saul a coisa ficou mais descontraída, com longos churrascos a beira das baias, com muita charla e conversa jogada fora.
 
 
 
 
 

RESULTADOS DA PECUÁRIA GESSINGER NO ILE DE FRANCE

* CAMPEÃ OVINO JOVEM
* MELHOR PROGÊNIE DE PAI
* MELHOR TRIO DE MACHOS
* CAMPEÃO OVINO JOVEM
* RESERVADO DE CAMPEÃO BORREGO MAIOR
* 4a. MELHOR FEMEA DA RAÇA

Ontem à noite foi a grande festa da premiação Ile de France,  que se estendeu até a madrugada.
E só terminou com uma baita tertúlia musical. Anoto a presença de Ivan Saul, nosso amigo do Paraná, que nos prestigia .
Oportunamente volto com mais detalhes

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

O LADO DE TARSO GENRO QUE NEM TODOS CONHECEM


Tarso Fernando Herz Genro tem como pai o saudoso dr. Adelmo Simas Genro, notável e querido advogado que tive a honra de conhecer.
Travei maior contato quando, nos anos 80, eu jurisdicionava uma das Varas da fazenda Pública em P. Alegre.  Tarso advogava, além de em causas trabalhistas, em  importantes processos envolvendo o Direito Público propriamente dito.
Ali conheci seu lado de jurisfilósofo, homem respeitoso e estudioso.
Na foto acima aparece ele feliz, sempre disposto. Tem , além do mais, duas virtudes que eu aprecio.
A lhaneza de trato e a pontualidade.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

MEU AMIGO RUDERSON MESQUITA BOTA PRA QUEBRAR

Não adianta. O futuro do agronegócio está na mão de empreendedores. De gente desassombrada.
Parabéns, Ruderson! 

Égua Fayra da Cabanha Sobreira, de Santiago, é destaque na Expointer na 2013


Fayra HSB, da Cabanha Sobreira, de Santiago, levou todos os prêmios da raça Puro Sangue Lusitano na manhã desta terça-feira na Expointer em Esteio. Campeã das Campeãs, Grande Campeã e Égua Jovem Medalha de Ouro são os prêmios que a Égua Fayra trará para Santiago.

Ruderson Mesquita Sobreira é só alegrias afinal em sua primeira Expointer como criador já conquista as premiações máximas. É Santiago brilhando na maior feira de agronegócio da América Latina!
( do blog de Rafael Nemitz)

PECUÁRIA GESSINGER COMEÇA BEM NAS FÊMEAS ILE DE FRANCE

Terminado o julgamento das fêmeas, presidido por um jurado francês, obtivemos o troféu de
CAMPEÃ BORREGA JOVEM.
Amanhã haverá o julgamento dos machos.
Quanto terminar, comunicarei os resultados.
Dá-lhe UNISTALDA !

CULTURA - MAIS UM BELO TEXTO DE LISSI BENDER


          Quando a alma se reencanta – Lissi Bender lissi@unisc.br    

Construir túneis por entre o cômoro de Sägemehl, serragem resultante da serraria de meu Papa; deitar sobre a relva e ficar por longo tempo espreitando sons da natureza, observando nuvens no firmamento a formarem mágicas figuras que lentamente se desfazem e se reconfiguram em novas parecenças; contemplar rolinhas prazerosas ciscando lasquinhas de arroz sobre o outeiro de cascas, sobras do moinho, onde minha Mama passa o dia carregando pesados fardos de arroz e de milho, transforma-os em alvos grãos e farinha amarelinha, e os devolve aos agricultores; brincar de casinha no prédio adjacente em ruínas. Móveis construídos com pedras e pedaços de tábuas da serraria. Os gatos, sempre muitos para manter longe do moinho os ratos, são filhos em nossos simulacros infantis, todos eles batizados em cerimônia religiosa, em ambiente festivamente ornamentado com ramos de Fenchel e flores. Paramentada de pastora luterana, celebro os batismos. Animais que falecem recebem enterro digno com oração, flores plantadas sobre o túmulo identificado com uma cruz.

Reviver o passado, reencantar a alma.

Nem só de folguedos era feita a infância. Todos tínhamos responsabilidades a cumprir. Compromisso diário de alimentar os animais, saciar-lhes a sede. Acompanhávamos a Wowa e o Papa à roça onde vicejavam, sob nossos cuidados, alimentos para as muitas vidas a compartilhar conosco vida. Também na horta e  na lida de casa auxiliávamos nossa Wowa que, em meio aos afazeres, contava histórias e cantava conosco  Kommt ein Vogel geflogen ...  Às refeições rezávamos  Komm Herr Jesus, sei unser Gast und segne was du uns bescheret hast. De noite a Mama passava pelo quarto para rezar conosco – ich bin klein, mein Herz ist rein, soll niemand drein wohnen als Jesus allein -  e nos dar um gute Nacht .

A Alte Pikade de minha infância  ria, chorava e sonhava em alemão. Somente na escola o alemão continuava proibido por determinação de nosso professor. A proibição havia sido revogada fazia tempo, mas o mestre continuava a nos vigiar até mesmo durante o recreio. Para substituir o idioma da família, colaboravam recreações ensinadas em português, como cantigas de roda - O cravo brigou com a rosa - e algumas brincadeiras -“Quem vem lá? O diabo! O que ele quer? Nome de passarinho”. Mas, mal o professor dava as costas para se dirigir a sua casa ao lado, voltávamos a falar em alemão, mas ai se nos surpreendesse falando a língua proscrita, fazia-nos ajoelhar diante da classe, de frente para a parede. Falar em alemão era passível de castigo e humilhação. Professor Rabuske também não cantava em alemão conosco. Quando algum canto entoava em outro idioma, era em italiano - Sul mare luccica l'astro d'argento,... -.  

Por incrível que pareça, a Campanha de Nacionalização, apesar de encerrada, continuou a engendrar consequências funestas para a língua regional santa-cruzense durante muito tempo. Até mesmo a escola criada pelos imigrantes alemães serviu de instrumento para manter interditada a língua daqueles que a criaram.

 

 

 
Lissi Bender

Professora de Leitura e Produção de Textos,
Língua, Literatura e Cultura Alemã
Subchefe do Dep. de Letras

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

A CULPA NÃO É DA CHUVA

É incrível: o Homem continua se achando o centro das atenções do Universo e da  galáxia.
Tanto é assim que até religiões há que professam que ele é feito à semelhança Dele, Adonai.
E, por conta disso abate, sem piedade, tudo que se lhe anteponha. Destrói matas ciliares, polui os mares, fabrica lixo, se reproduz sem medida e prudência, come mais do que precisa, mata sem ter fome.
Quatro pífios dias de chuva que nem torrencial foi, uma chuva às vezes forte, mas nada de anormal, já  o faz esganiçar histericamente. Estradas alagadas, a Expointer alagada, buracos na pista.
Vamos parar com isso, a Natureza está  fazendo o que lhe compete. E a nós, incumbe parar de fazer construções à beira dos rios, não construir o Parque da Expointer no que era um pântano.
O Homem é um chato mesmo.
Sempre colocando a culpa em tudo, menos em si mesmo

MAIS IMAGENS DA SOLENIDADE SENAR - O SUL - premiação de MARISTELA GENRO







CENAS DA ENTREGA DE PREMIOS SENAR- O SUL A MARISTELA GENRO GESSINGER









Foi uma festa de glamour e charme no aristocrático Leopoldina Juvenil. Todo pessoal importante do meio político e do empresarial esteve presente.
Maristela Genro Gessinger muitíssimo cumprimentada.
Destaque no setor OVINOS APTIDÃO CARNE.

sábado, 24 de agosto de 2013

MARISTELA GENRO RECEBE COMENDA DE MELHOR CRIADORA DE OVINOS APTIDÃO CARNE


Certo dia perguntei a Maristela, minha mulher, numa Expointer ,quando não estávamos ainda na Genética.
Vamos iniciar uma cabanha?  Se eu comprar os melhores exemplares , tu vais cuidar ?
Ela disse que sim e eu comprei tudo o que havia de bom.
Começamos a ganhar prêmios e prêmios.  Ela foi eleita, mais tarde, presidente da associação Nacional do Ile de France.
Pois agora o Senar, a Farsul e outras entidades deliberaram dar o prêmio para Maristela.
Amanhã, domingo à noite, com a presença do Governador , na  aristocrática Leopoldina Juvenil, será feita a entrega do prêmio.
Até que Unistalda nos deu alguma sorte...
No mais, modéstia à parte, muito trabalho.

EXPOINTER É PAMPA FOI SHOWWWWW




A Casa da Pampa é mesmo a rainha da comunicação da Expointer.
Horas de programação ao vivo, para todo Estado.
Cedo apareceu o  empresário Paulo Sacilotto que foi muito bem recepcionado.Novo proprietário da Rádio Verdes Pampas, 50 kW. Mostrou-se desenvolto ante as câmeras, fala bem, é ponderado.
E depois foram desfilando celebridades e pessoas importantes, culminando com a visita do governador Tarso Genro.
Ele e eu tivemos um encontro emotivo, quando lembrei de minha amizade com seu falecido pai, o glorioso dr. Adelmo Simas Genro.
Amanhã tem mais a partir de 10,30 da manhã.